sábado, 11 de agosto de 2012

O MATERIAL MAIS LEVE DO MUNDO?!...


O trabalho e a perseverança são os principais atributos daqueles que no dia-a-dia vão concebendo e/ou encontrando novos materiais, novos produtos, novas soluções. A investigação científica é cada vez mais um trabalho multidisciplinar, reunindo vários saberes, daí que se atinjam resultados encorajadores a um ritmo que não deixa de nos surpreender!


Chama-se Aerografite, tem uma densidade de 0,2 mg por centimetro cúbico e foi construído por técnicos das universidades de Hamburgo e Kiel, Alemanha, a partir de uma rede de tubos de carbono ocos criados à escala nano e microscópica.


Este material pode ser comprimido até cerca de mil vezes e voltar à forma original depois de descomprimido. A Aerografite também consegue suportar 35 vezes mais peso que a mesma massa em Aerogel. E é boa condutora de energia eléctrica, o que faz com que possa vir a ser usada em baterias mais leves que as que existem hoje.
O primeiro lugar para o material mais leve foi ocupado nos últimos anos primeiro pelo Aerogel, que chegou a ser usado pela NASA em naves espaciais, e depois por uma micro estrutura metálica.

Sem comentários:

Enviar um comentário