sábado, 18 de agosto de 2012

PODE TER HAVIDO ÀGUA EM MARTE


É galopante a evolução do conhecimento científico que nos vai permitindo saber cada vez mais sobre a imensidão do espaço. Quanto mais conhecemos mais significante e extraordinário é o facto de o nosso planeta ser (ainda) o único onde existe vida, daí a importância de em conjunto o preservarmos.

A Agência Espacial Europeia disponibilizou imagens de duas crateras de Marte captadas por uma câmara de alta resolução (HRSC) da sonda Mars Express, no dia 27 de Abril de 2012.
Estas imagens mostram a oeste duas crateras interligadas, Sigli e Shambe,  localizadas na região de Marte conhecida como Ladon Valles.  Acima das crateras existem canais que se dirigem para a bacia de grande impacto.  No seu interior podem ser observadas falhas extensas.
Nestas crateras os cientistas detetaram a presença de depósitos de minerais de argila o que "sugere a presença de água líquida no passado, durante um período relativamente longo”, referiu a agência em comunicado.
Os especialistas atribuem a origem das crateras ao impacto de um meteorito que se fragmentou em duas partes antes de atingir o solo.
Post Scriptum: Para mais informação aceder ao endereço http://www.esa.int/esaCP/SEM5O1TX55H_index_1.html#subhead3

Sem comentários:

Enviar um comentário