sábado, 11 de agosto de 2012

VEGETAÇÃO NAS CIDADES DIMINUI POLUIÇÃO


Arborizar parece ser a palavra-chave. Com a escassez de água e os custos crescentes que este bem vai assumindo na nossa vida, a opção por árvores pode ser uma solução cada vez mais útil para embelezar espaços verdes: O recurso à arborização humaniza os nossos centros urbanos, cria locais de lazer e de convívio entre a população e - ficamos a sabê-lo pela notícia que se reproduz seguidamente – dá um relevante contributo para a redução dos níveis de poluição.


Uma equipa de cientistas do Reino Unido recomendou a plantação de mais árvores ou outra vegetação nas ruas das cidades para melhorar a qualidade do ar.
Para além do seu papel fundamental de produção de oxigénio,  as plantas também removem o dióxido de azoto e partículas do ar, prejudiciais à saúde humana.
Os centros das cidades estão normalmente sujeitos a níveis bastante elevados de poluição. O grande tráfego das cidades associado a ruas estreitas rodeadas por prédios altos conduz a acumulação de poluentes no ar.
Normalmente as iniciativas para reduzir a poluição do ar nas cidades incidem sobre a principal fonte de poluentes, os veículos automóveis. O coautor do estudo Rob MacKenzie, da Universidade de Birmingham deu como exemplo o abate de veículos antigos, a utilização de catalisadores e as taxas de trânsito”. Contudo, segundo MacKenzie, “estas medidas não tiveram o efeito desejado.”
“A implementação de mais [paredes verdes] de forma estratégica pode ser uma forma relativamente fácil de controlar os problemas locais de poluição”, acrescenta. As paredes verdes podem ser construídas por plantas trepadeiras como a hera, colocadas em estruturas semelhantes a placares publicitários.
Para realizar este estudo, a equipa utilizou um modelo de computador que relaciona a retenção de ar nas ruas das cidades, devido à presença de prédios altos, com a acumulação da poluição ao nível da rua.
Estudos anteriores mostraram que tornar os espaços urbanos mais verdes reduziria 5% a poluição do ar. Este estudo sugere que a colocação estratégica de vegetação nas ruas pode reduzir o dióxido de azoto em 40% e as partículas em 60%.
Os resultados deste estudo foram publicados na revista Environmental Science and Technology.

Sem comentários:

Enviar um comentário