sábado, 29 de setembro de 2012

A EXPLICAÇÃO QUE FALTAVA


Finalmente alguém explica às mulheres que, tal como diz a canção, elas estão equivocadas em relação a "os maridos das outras” ou são “as outras” que fazem “publicidade enganosa”. Há especificações de índole biológica que limitam o olhar do homem. Agora está provado!...



Não se trata - neste caso pelo menos - de falta de interesse, atenção e muito menos de carinho.
De acordo com um estudo conduzido por investigadores dos Estados Unidos, os olhos dos homens são mais sensíveis aos pequenos detalhes e aos objectos que se movem em grande velocidade, enquanto as mulheres distinguem cores com mais facilidade.
Isaac Abramov, professor de psicologia do Brooklyn College, foi o responsável por dois estudos paralelos para determinar essas diferenças.
Num deles, apresentou aos participantes uma amostra de uma cor específica e pediu que descrevessem empregando uma série de termos pré-determinados.
Desta forma, o psicólogo e a sua equipa descobriram que homens e mulheres descreviam a mesma cor diante dos seus olhos usando termos diferentes.
«Ambos vêem o azul como azul, mas a percentagem de vermelho que vêem na cor difere se o indivíduo é homem ou mulher», disse Abramov.
Assim explica-se por que as mulheres são melhores quando se trata de combinar cores ou de procurar tons semelhantes entre si.
O outro estudo conduzido pela mesma equipa concentrou-se em como cada sexo percebe os detalhes e as imagens em movimento. Os homens detectam os detalhes, por mínimos que seja, com mais facilidade.
«Por exemplo, se um avião entra no nosso campo visual, como um ponto ínfimo no horizonte, o homem notar nele antes da mulher», diz o cientista.
«Ou se uma pessoa tem tendência a tornar-se míope com o tempo, se for homem, levará mais tempo até que tenha que usar óculos», acrescenta.
As hipóteses para explicar as razões por trás dessas diferenças são várias e dão início a uma série de debates, diz Abramov.
«Uma explicação possível é que no cérebro se encontram receptores da hormona masculina, testosterona, e a maior concentração dessa hormona está na parte superior do cérebro - o córtex cerebral - que é a principal zona visual», destaca.
«Por que essa região do cérebro é tão sensível à testosterona também é uma questão de especulação», acrescenta.
Os homens, no seu papel de caçadores, evoluíram as suas capacidades que o permitiam avistar à distância uma presa ou um animal que pudesse representar uma ameaça com maior precisão, enquanto as mulheres aperfeiçoaram as suas capacidades para melhorar o seu desempenho como colectoras.
Abramov deixa claro que todas essas diferenças são subtis e que afectam a visão ao seu nível mais primário.
Sem dúvida, por ser uma diferença biológica, não é possível treinar o olho para «melhorar» no que faz pior.
Além disso, isto não afecta a percepção - pelo menos no que se sabe até ao momento - já que esta se alimenta de muitos outros factores, como a educação, a memória e os interesses.

Sem comentários:

Enviar um comentário