segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ALTERAÇÃO DE TRÂNSITO NA CHÈSAL


Com a conclusão das obras - em boa hora financiadas pelos fundos comunitários - da construção do Centro escolar de Salvaterra de Magos, que vai começar a receber as crianças da pré-primária e do 1º ciclo da freguesia de Salvaterra de Magos - espera-se que no início do ano lectivo, aprazado para o próximo dia 13 de Setembro - afluirão àquele estabelecimento de ensino muitas dezenas de viaturas automóveis, principalmente nos horários de entrada e saída das crianças.
Esta situação, aliada ao facto de a Câmara Municipal não ter criado, até ao momento, parques de estacionamento de apoio a este equipamento escolar - apesar do alerta feito nesse sentido pelos vereadores socialistas, quando da aprovação do projecto - a que se deve adicionar, ainda, o tráfego normal de quem reside no Bairro da Chésal e se desloca de e para o centro da vila, iria certamente originar constrangimentos na circulação, principalmente na Rua 1º de Maio (a da situação do Centro escolar) e também no cruzamento desta via com a Rua Prof. Natércia de Assunção (a da situação do Pavilhão do INATEL e do Parque Infantil).
Em face de tudo isto a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos decidiu que alguns dos arruamentos naquele Bairro ficarão apenas com sentido único, o que vai facilitar a paragem e o estacionamento de viaturas, embora se insista na necessidade de serem criados mais estacionamentos, nomeadamente tratando urbanisticamente o terreno envolvente à pizaria e ao mini-mercado, onde seria possível arrumar algumas dezenas de viaturas, libertando um pouco a circulação junto ao centro escolar.

(clicar em cima para ver melhor a planta)

Deste modo, a Rua Prof. Natércia de Assunção que tem hoje dois sentidos e, não raras vezes, viaturas estacionadas ao longo da via, vai passar a ter sentido único, permitindo apenas a saída do Bairro da Chésal. Enquanto isso, a referida Rua 1º de Maio, no troço entre as garagens da Chésal e o centro escolar passará também a ter o sentido (único) indicado. Três dos arruamentos mais estreitos do Bairro ficarão igualmente com sentido único.
A solução técnica que aprovámos e que mereceu também a concordância da junta de freguesia local é o que é possível fazer nas actuais circunstâncias, daí que se peça a compreensão da população, fundamentalmente neste período de adaptação a esta nova sinalização rodoviária.

Sem comentários:

Enviar um comentário