sexta-feira, 7 de setembro de 2012

HIGIENE E LIMPEZA URBANAS


Com o aumento das temperaturas voltaram as queixas de maus cheiros, principalmente em Salvaterra de Magos, pois é nesta vila que existe a maior quantidade de sargetas ligadas a antigas redes unitárias, colectores que são percorridos por águas pluviais mas também por esgotos domésticos. Nestes casos a solução técnica mais adequada é a execução de bocas de sargeta sifonadas, funcionando a água no sifão como "travão" ao cheiro nauseabundo característico das redes de esgoto.


Infelizmente a actual maioria no executivo camarário preferiu depauperar, durante década e meia, os quadros da Câmara Municipal, dispensando, não contratando ou não substituindo "fazedores" (jardineiros, cantoneiros de limpeza, pedreiros, etc) enquanto, por outro lado, preenchia - nalguns casos com pouco critério e muitas "amizades" - os quadros do Município de "administradores de papel". Os resultados estão à vista, a autarquia não consegue sequer assegurar os cuidados necessários à limpeza e desinfecção das sargetas e à regular reposição dos níveis de água no seu interior.
É ainda voz corrente que as ruas e os passeios da vila de Salvaterra de Magos estão longe de estar limpos e isso deve-se, em grande medida, ao facto da autarquia, ao contrário do que os vereadores socialistas sugeriram na altura, vir preferindo alugar uma viatura de lavagem de contentores, duas vezes por ano, em vez de adquirir uma nova por leasing (aluguer de longa duração), o que permitiria lavar os contentores com a frequência que entendêssemos útil e ainda, aproveitar o equipamento para lavar as faixas de rodagem e os passeios públicos.


Outro dos problemas da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos é fazer face aos resíduos sólidos urbanos que quando não cabem nos contentores acabam por se espalhar pelas vias públicas. Os cidadãos devem acondicionar devidamente os seus lixos e não é uma opção ambientalmente segura despejá-los no solo. Com a colaboração de todos a situação pode melhorar!

1 comentário:

  1. qualquer dia não somos um concelho, somos uma lixeira. no verão, houveram já períodos de 5 dias, se não mesmo de + dias, em que recolher o lixo não era preciso... se para quem nos governa é bom passar pelos contentores e eco pontos e vê-los a transbordar e sentir o cheiro nauseabundo que emanam não significa que o seja para os municipes por si governados...

    ResponderEliminar