terça-feira, 18 de setembro de 2012

INÉRCIA OU IMOBILISMO

Galileo Galilei (1564/1642)

A lei da inércia, formulada em 1609 por G. Galilei,
diz que todo o corpo permanece em estado de
repouso ou de movimento rectilíneo e uniforme
enquanto nenhuma força externa actue sobre ele.




Ainda que por vezes se confunda o conceito de inércia com o de imobilismo, não é certo que assim seja em todas as situações. Há momentos na vida das pessoas e das organizações em que a “simples” conservação do movimento, mantendo acções e iniciativas anteriores, cuidando do dia-a-dia, cumpre, a contento, as expectativas.


O que não é desejável é que aproveitando-se dessa propriedade [inércia] os que foram escolhidos, num dado momento, para “conduzir” os destinos das instituições prefiram ausentar-se, desistir de tentar e acabem a arrastar-se sem ideias e sem projectos.


O que é preocupante é que esse estado [laxista] se eternize no tempo!
É impossível, como a recente crise bem evidencia, haver um crescimento económico contínuo. A seguir a um período de maior euforia seguir-se-á um período de contenção ou de retracção.


O mérito de qualquer dirigente (político ou não) é aperceber-se desses pontos de inflexão, atenuar efeitos e aproveitar essas circunstâncias para preparar a organização – com estratégias, estudos e procedimentos – para ser das melhores a resistir e das primeiros a reagir.
As taxas de desemprego, a ausência de áreas industriais adequadamente localizadas, a falta de empresas, entre outros indicadores (baixo poder de compra, envelhecimento galopante da população, diminutas receitas próprias) demonstram que o Município de Salvaterra de Magos não foi preparado para resistir às contrariedades do presente, mas seguramente mais importante é questionar se estará a sê-lo, agora, para o futuro?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário