quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PERSISTIR NA ASNEIRA... JÁ É TEIMOSIA!


A liderança do Bloco de Esquerda opta por voltar a “esconder a cabeça na areia” , pois assume - como adiante veremos - que a aplicação da Lei 22/2012 vai reduzir de 6 para 3 o número das nossas freguesias, mas continua a preferir isso a ter de se pronunciar para “salvar” pelo menos mais uma freguesia. Repare na proposta de tomada de posição que voltaram a apresentar às diferentes Assembleias de Freguesia:


O BE identifica bem o diploma legal que reduz drasticamente o número de freguesias, sabe que foi aprovado pela maioria PSD/CDS, com toda a oposição a votar contra, mas preferiu, durante meses, acicatar a população do Granho contra os autarcas socialistas que, perante a inevitabilidade da agregação dessa freguesia, "apenas" procuraram devolver àquela Assembleia de Freguesia a escolha de com qual freguesia se pretendia unir, evitando que por automatismo legal a agregação se desse com Muge.

(Continua a proposta BE:)

O BE reconhece, nestas passagens, que o concelho perde três freguesias - duas entre Foros de Salvaterra, Salvaterra de Magos, Glória do Ribatejo e Marinhais, e uma entre Granho e Muge. 
O BE reconhece também que "a pronúncia da Assembleia Municipal prevista no artigo 11º pode contemplar a existência de quatro freguesias".
Finalmente o BE reconhece publicamente o que escondeu durante meses - e que sempre foi afirmado pelos autarcas socialistas - se nada se disser perdemos três freguesias e se nos pronunciarmos perderemos no máximo duas.

(Conclui a proposta BE:)

Mas o que agora parecia impensável volta a suceder. O BE conclui "pronunciar-se pela manutenção do actual mapa de freguesias". O BE não conhece o nº 2 do artº 14º da mesma Lei?!...


Uma pronúncia que mantenha as actuais 6 freguesias "é equiparada, para efeitos da presente lei, a ausência de pronúncia", ou seja esta posição do BE condena de novo 3 freguesias.
Das duas uma, ou estamos perante nova asneira que assenta no desconhecimento da Lei, ou estamos na presença dum logro, pois em lado nenhum é dito às Assembleias de Freguesia que se a Assembleia Municipal assumisse o que lhe é proposto pelo BE teríamos o Granho unido a Muge, a Glória do Ribatejo agregada a Marinhais e os Foros de Salvaterra juntos a Salvaterra de Magos.
Custa a crer que a liderança política do BE prefira teimar nesta posição do que tentar "salvar" da agregação pelo menos mais uma das nossas freguesias!
Nós nunca assentaremos o trabalho autárquico no "quanto pior melhor" nem estamos disponíveis para o "bota abaixismo" tão característico daqueles que perfilham uma visão radical da vida em sociedade.

1 comentário:

  1. Quanto se poupa com esta reorganização?? Esta é a pergunta chave cuja resposta permitirá avaliar se vale a pena ou não efectuar esta reorganização. Tanto se tem falado neste assunto e ainda não foi dito qual o valor em causa, o que, no minimo é caricato, quando a reorganização surge da necessidade de poupar. MAS POUPAR QUANTO???? Até ver respondida a pergunta chave, este assunto é meramente politico e como tudo o que é politico cheira mal e custa caro... O POVO PORTUGUÊS (E O ESPANHOL, O ITALIANO, ETC) ESTÀ FARTO DESSA CHAGA SOCIAL QUE É A POLITICA. Continua-se a discutir o "Sexo dos Anjos" no meio da tempestade e falta a paciência para tantas palavras que de nada valem. OBJECTIVIDADE faz falta á discussão. Se pouparmos 500.000€ com a reorganização a minha opinião é favorável á mesma. Mas se poupar-mos apenas 50€ então claramente não vale a pena afectar a vida das pessoas por tão pouco.

    ResponderEliminar