sábado, 29 de setembro de 2012

UM PEQUENO DINOSSAURO IBÉRICO


Encontrar e estudar os restos fossilizados de um pequeno dinossauro vegetariano que habitou a Península Ibérica é o tema da notícia que seguidamente se reproduz. Custa a crer como é possível ter chegado aos nossos dias parte do esqueleto de um animal com 130 milhões de anos!...


O grupo de investigação Aragosaurus-Iuca da Universidade de Zaragoza identificou o dinossáurio vegetariano mais pequeno da Península Ibérica. Os 104 restos fossilizados de um único exemplar da espécie foram encontrados em Teruel, na região espanhola de Aragão, em 1982, e expostos no museu da cidade de Teruel sob o nome "El Hipsi de Galve”.
Os fósseis estavam depositados em argilas vermelhas do período Cretácico Inferior, com cerca de 130 milhões de anos. Foram encontrados vértebras, parte da anca e membros inferiores, mas não foi possível recuperar grande parte do crânio.
Desde então este dinossáurio tem sido objeto de uma investigação liderada por José Ignacio Canudo, coordenador do grupo Aragosaurus-Iuca. Este estudo permitiu verificar que estes fósseis correspondiam a uma nova espécie de dinossáurio que apresenta uma morfologia única nos ossos da anca e início da cauda.
Este dinossáurio, que atingia os dois metros comprimento e 20 quilos de peso, era um animal ágil e veloz, e apresentava um desenho corporal adaptado para escapar com rapidez aos predadores.
Segundo o grupo de investigação este é “o esqueleto mais completo de um ornitópode alguma vez encontrado em Espanha.” Foi batizado como Gideonmantellia, numa homenagem ao naturalista inglês do século XIX Gideon Mantell, pioneiro na investigação de saurópodes.

Sem comentários:

Enviar um comentário