terça-feira, 16 de outubro de 2012

APEGO AO PODER


Enquanto tentava compreender o que leva um eleito local, que manifesta tão frequentemente indisponibilidade para estar presente, a permanecer teimosamente no Poder, em vez de se retirar com dignidade, encontrei algumas fotos antigas, a primeira das quais uma memória da utilização da piscina pequena do Parque Infantil de Salvaterra de Magos, inaugurado há 37 anos.

Lançamento da 1ª pedra em 1974
 Inauguração do Parque Infantil em 1975
(Fotos cedidas por José Rodrigues Gameiro)

Havia por esta altura, e durante mais alguns anos, uma simbiose muito grande entre eleitos e eleitores, aqueles entendiam a sua função (voluntária, ou não) como uma missão. Infelizmente, três décadas depois, o entusiasmo está longe de ser o mesmo. Proliferam as vozes que descrêem da democracia. Eu prefiro manter-me um pouco contra-corrente, pois para mim não é a liberdade e a democracia que precisam de provar os seus méritos, são as pessoas que escolhemos para nos representar que têm de, dia após dia, ter sempre em atenção que estão investidas na missão de estudar, planear, decidir e fazer, com os meios que estão disponíveis, por todos nós. É o exercício do Poder que tem de ser muito melhorado!...


Um novo adiamento de uma reunião de Câmara - de já tão banal - não é evidentemente a melhor maneira de terminar este post, mas ilustra bem o cansaço que alguns revelam do exercício do Poder e a dificuldade que têm em entender que o Poder não é deles, apenas lhes foi confiado enquanto dele fizeram bom uso, o que manifestamente já não é o caso!...

Post Scriptum: Estará o Sr. Vice Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos também indisponível nos dias 17 e 24, 4ªs feiras seguintes, para conduzir a reunião?!

2 comentários:

  1. Acredite que vão ter muito tempo para descansar quando o BE estiver na oposição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que o povo estará atento para que isso aconteça ou vai-se deixar levar novamente, nos coitadinhos, nos vitimizados, ou vai analizar os responsáveis e competentes.andaremos por ai para ver.

      Eliminar