domingo, 14 de outubro de 2012

EÓLICAS: “A MINHA É MAIOR QUE A TUA”


A notícia que a seguir se reproduz permite afirmar que “o tamanho conta”. Com efeito o diâmetro das turbinas eólicas é determinante para estabelecer a sua capacidade de produção de energia “limpa”. 
O que importa sublinhar, no entanto, é que os estudos prosseguem e enquanto isso suceder mantêm-se as expectativas de se vir a enveredar por um novo paradigma energético, ambientalmente mais inócuo, e que obvie à escassez de combustíveis fósseis e aos danos que causam no planeta.


A multinacional dinamarquesa Vestas está a anunciar aquela que será a maior turbina eólica offshore do mundo, uma infra-estrutura com um diâmetro de 164 metros e que aumentou a sua capacidade de sete para oito megawatts (MW).
A turbina, uma V164, vai ultrapassar a G10X,instalada em Gamesa, Espanha, que tem um diâmetro de 128 metros e uma capacidade de 4.5 MW; e a Enercon E-126, instalada em 2007 e que tem um diâmetro de 126 metros e capacidade para 7.58 MW.
“À medida que progredimos com o desenvolvimento tecnológico, tornou-se claro que uma versão de 8 MW desta turbina irá oferecer um custo menor pela energia e, ao mesmo tempo, manter a segurança e integridade estrutura da turbina inalterada”, explicou o vice-presidente executivo e CTO da Vestas, Anders Vedel.
Esta turbina começará a produzir energia em Janeiro de 2013 e permitirá à empresa conduzir testes in-house para melhorar o seu produto. Mais tarde, em 2014, a primeira V164 será colocada em Oesterid, Dinamarca.
Segundo o Gizmag, existem já várias empresas a trabalhar em turbinas de 10 MW, por isso o título de maior turbina eólica offshore poderá ser efémero

Sem comentários:

Enviar um comentário