sábado, 17 de novembro de 2012

DESCOBERTA UMA CIDADE COM 7.000 ANOS


É de todos (re)conhecida a importância que os trabalhos de arqueologia têm no contributo que dão á História, através dos achados que descobrem e estudam. 


Foi descoberta na Bulgária – como a notícia seguinte narra – aquela que arqueólogos búlgaros estimam ser a cidade mais antiga da Europa.


A cidade pré-histórica mais antiga da Europa foi descoberta perto de Provadia, na Bulgária. A cidade será do ano 4.700 a.C. e dedicava-se à produção de sal.
Nas escavações feitas à cidade foram descobertos vários vestígios de um assentamento antigo: casas de dois pavimentos, buracos no chão usados em rituais, pedaços de portão, estruturas de uma fortaleza e três muros de fortificações posteriores.
“Não estamos a falar de uma cidade como as cidades-estado gregas, como os lugares romanos ou medievais, mas numa cidade do quinto milénio antes de Cristo”, explicou Vasil Nikolov, arqueólogo do Instituto Nacional de Arqueologia da Bulgária, entidade responsável pela descoberta.
Segundo a Veja, Nikolov e a sua equipa trabalham desde 2005 em escavações no local. A cidade teria 350 pessoas, era bem fortificada, tinha um centro religioso e um grande centro de produção de sal, um dos mais valiosos bens da época.
“O sal foi uma commodity extremamente valorizada em épocas antigas. Ele era necessário tanto para a vida das pessoas como para o comércio, pois servia de moeda desde o sexto milénio a.C. até ao ano 600 a.C.”, continuou o arqueólogo.
Naquela época, o sal era tão valioso quando o ouro, pelo que os habitantes da cidade agora encontrada tinham um grande poder económico.Isso explica os artefactos de ouro encontrados nas sepulturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário