domingo, 30 de dezembro de 2012

A VIDA PODE TER-SE DESENVOLVIDO EM TERRA E NÃO NO MAR


A origem da vida na Terra continua a ser uma área com muito potencial de investigação.  A confirmar-se as conclusões do estudo abaixo noticiado, fica posta em causa a teoria de que a vida se desenvolveu primeiro no mar e depois é que prosseguiu em terra. A descoberta, o estudo e a datação de fósseis parece demonstrar que já existiria vida em solo firme quando ainda se julgaria que ela só pudesse estar a ocorrer nos mares!...


Um estudo de fósseis sugere que organismos que se pensa serem antepassados dos animais marinhos podem ter vivido em terra. Se isto se confirmar, a descoberta pode desafiar a ideia generalizada de que a vida se desenvolveu no oceano durante centenas de milhões de anos, antes de se espalhar pela terra firme. 

Os fósseis, designados por Ediacaran, têm entre 542 e 635 milhões de anos e foram descobertos no sul da Austrália em 1946, pensando-se que eram restos de alforrecas, vermes e organismos parecidos com flores que habitam os fundos marinhos. 
Através das mais modernas análises químicas e microscópicas, um geólogo da Universidade do Oregon concluiu que são fósseis de organismos terrestres.
Podem ter sido líquenes - uma mistura de fungo e alga ou bactéria - ou colónias de micro-organismos, afirmou Gregory Retallack, que considera que os fósseis representam "um braço evolucionário independente da vida em terra que precedeu em, pelo menos, 20 milhões de anos a explosão evolucionária dos animais terrestres no período Câmbrico". 
Se esta teoria estiver correta, conclui-se que alguns organismos fizeram a transição dos oceanos para terra muito mais cedo do que se pensa actualmente, comentou Paul Knath, da faculdade de Exploração Terrestre e Espacial da Universidade do Estado do Arizona. 

Sem comentários:

Enviar um comentário