quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

FALTAM 2 DIAS…


É já na próxima 6ª feira que atingiremos a mítica data de 21-12-2012. Uns atribuem-lhe o significado de “fim do prazo de validade” do Mundo, outros, mais conhecedores da profecia maia dizem “apenas” tratar-se do “início de uma nova época”, seja isso o que for!


Daqui a pouco saberemos, mas seja como for há que viver cada dia como se fosse o último e alguns preparam-se para tornar aquela data “especial”, não vá o diabo não conseguir tecê-las!...


Arqueólogos especialistas na cultura maia afirmam que a civilização antiga jamais previu uma catástrofe, mas sim mencionou no seu calendário o início de uma nova época.
Mas a desmistificação do tema não trava milhões de turistas que viajaram para o sudeste do México e a outros lugares da América Central onde se encontram os centros cerimoniais dos maias.
Até o governo mexicano aproveitou o interesse mundial sobre o eventual desaparecimento da espécie humana e há vários meses lançou uma intensa campanha de promoção na Europa e nos Estados Unidos chamada «Mundo Maia».
A secretaria de Turismo diz que a estratégia teve sucesso e superou as expectativas iniciais.
O Estado de Yucatán, no sudeste do México, abriga a maior concentração de população de origem maia, e no seu território estão alguns dos principais centros cerimoniais da civilização.
Se a espécie humana realmente acabar no dia 21 de Dezembro de 2012, a população de Mérida, capital de Yucatán, espera aproveitar até ao último minuto.
Nesse dia será servida a Ceia do Fim do Mundo, um banquete de nove pratos preparados por estrelas internacionais da cozinha. Mas essa não é a única oferta para acompanhar de perto o eventual apocalipse. A sede mexicana da Renault oferece um dos seus modelos com um ano de seguro grátis e com crédito sem comissões para a compra.
«Leve uma linda lembrança do fim do mundo», diz a publicidade da empresa, anunciada por uma fictícia assessora da empresa chamada Maya. «Confie em mim. Eu sei», diz a mensagem.
Além de comida e automóveis, o eventual apocalipse também serviu para se tentar a sorte. A Lotaria Nacional organizou o sorteio Profecia Maia, que cada mês tem um prémio de 8 milhões de pesos.
Os bilhetes da lotaria trazem representações maias de alguns animais. A última edição do sorteio está programada para o dia 30 de Dezembro - numa indicação de que lucrar com o boato não significa acreditar nele.
Há ainda outros negócios amparados na ideia do fim do mundo. Em Tapachula, cidade no Estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, foi organizada uma série de encontros religiosos para explicar a ligação da Bíblia com as profecias maias.
Também foram feitas neste ano no México mostras de cinema e exposições sobre a civilização maia. Houve ainda edições especiais de revistas, edições de livros, concursos de escultura, obras de teatro e concertos musicais.
Mas até agora, o negócio mais importante é o turismo internacional. Segundo a secretária de Turismo do governo federal, Gloria Guevara Manzo, o objectivo inicial da campanha do governo era receber 52 milhões de turistas em 18 meses nas regiões de influência maia, mas até agora já foram registados 62 milhões e a projecção indica um total de 80 milhões ao final dos 18 meses.
Porém alguns especialistas criticam a campanha do governo, afirmando que ela aproveita uma cultura milenar para favorecer grupos empresariais.
Também questionam que outros departamentos do governo, como o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), desmintam as supostas profecias maias e ao mesmo tempo as utilizem como tema de campanhas e negócios oficiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário