sábado, 22 de dezembro de 2012

JUNTAR O ÚTIL AO AGRADÁVEL


Este jardim-de-infância, na Geórgia, é certamente pioneiro na oferta de uma infraestrutura educativa que “escapa” ao que é habitual, à formatação. Tenho dúvidas que em Portugal esta opção fosse possível, pois as regras arquitectónicas são de tal forma precisas e exigentes que dificilmente seria possível a 20 crianças terem aulas dentro de um avião.
Independentemente da avaliação que cada um possa fazer deste projecto e das vantagens ambientais que ele encerra (reciclagem de carroçaria e de componentes eléctricos e electrónicos), numa coisa talvez concordemos, a ideia tem mérito e a adesão dos encarregados de educação (e das crianças) comprova-o. Curioso vai ser verificar, daqui a uns anos, quantos destas crianças vão ser engenheiros aeronáuticos, mecânicos, electrotécnicos ou até aeroespaciais!...


Durante anos, Gari Chapidze pensou numa forma de convencer os alunos do seu jardim de escola a ficarem na sala de aula, acabando com a choradeira para irem para casa a horas em que os seus pais ainda estão no trabalho.
Segundo o The Telegraph, esse momento chegou em 2012, quando o director de uma escola em Rustavi, na Geórgia, comprou um avião Yakovlev 42 e transformou-o na sala de aula mais carismática e impressionante do país – quiçá, do mundo.
“Durante muito tempo pensei numa forma de criar um jardim-escola onde as crianças não quisessem ir para casa, por isso lembrei-me de transformar um avião numa sala de aula”, explica Chapidze.
O director não afirma quanto dinheiro gastou na compra do avião, mas avança que a remodelação do espaço durou vários meses. Numa fase inicial, Chapidze assumiu alguma preocupação com a possibilidade de alguns pais não aceitarem a sala de aula invulgar, mas o Yakovlev foi um verdadeiro sucesso na comunidade.
A sala tem 20 crianças e algumas dezenas em lista de espera. Segundo o responsável, o avião tem mais de 1.500 botões que as crianças podem puxar, empurrar, pressionar e clicar. Uma verdadeira diversão.

Sem comentários:

Enviar um comentário