sábado, 29 de dezembro de 2012

O MUNDO SEMPRE VAI ACABAR, UM DIA…


Porque não quisemos “correr riscos” só publicamos o texto abaixo depois de ultrapassado o dia 21 e de todos constatarmos que a profecia que foi atribuída aos maias era incorrecta ou “pecava por antecipação”. Agora, com mais tranquilidade, já podemos constatar o que nos reserva o futuro, não o nosso, mas o do Planeta que habitamos.
Fazendo fé na notícia que se reproduz, a vida na Terra, se fosse mensurável como a dos homens (esperança de vida rondando os 80 amos), permitir-nos-ia concluir que, neste momento, está com cerca de 60 anos, o que nos deve fazer lembrar que todo o cuidado é pouco se queremos que ela chegue até ao limite da sua “esperança de vida”. Infelizmente, quanto mais velho o planeta mais mal o tratamos.


Desde o seu aparecimento, há 3,5 mil milhões de anos, a vida na Terra tem sido sucessivamente ameaçada. Nos períodos de extinção em massa, ainda não se sabe bem porquê, desapareceram mais de 75% das espécies que viviam no nosso Planeta. Os dinossauros são apenas as vítimas mais famosas desses períodos em que a Terra se tornou num lugar estranho à vida. Conheça algumas previsões dos cientistas para o fim deste sítio a que chamamos casa.
Impacto de um asteróide:
Há 65 milhões de anos, um asteróide de 10 km de diâmetro atingiu a Terra, perto do Novo México, e acabou com os dinossauros e com mais de metade das espécies que habitavam a Terra. Monica Grady, cientista britânica, especialista em meteoritos, estima que a Terra é atingida por um objeto espacial com mais de seis quilómetros de diâmetro a cada cem milhões de anos. Isto seria suficiente para causar terramotos, tsunamis, escurecer o céu e tornar o planeta num local inóspito e pouco recomendável. Neste momento, os astrónomos vigiam 1 200 objetos celestes, com um risco potencial de atingir a Terra.
Erupção vulcânica:
A caldeira de Yellowstone, o mais antigo Parque Natural americano, tem sido palco de violentíssimas erupções vulcânicas - cada uma mil vezes mais intensa do que o vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial. Nos últimos 2,1 milhões de anos aconteceu três vezes. O último supervulcão explodiu há 640 mil anos, criando a deslumbrante paisagem que atrai milhares de turistas, todos os anos. Pequenas erupções têm continuado a acontecer, desde então. Não se sabe quando voltará a dar-se uma nova mega explosão, que além de poder destruir o continente americano, deixará o ar irrespirável, devido às cinzas, o sol encoberto e os dias transformados num longo Inverno vulcânico. 
O fim do Sol:
Investigação recente prevê que a Terra venha a ser engolida pelo Sol. Mas, antes disso, a vida na Terra já se terá tornado insustentável, uma vez que, no seu ciclo de vida de gigante vermelho, o Sol ter-se-á tornado demasiado quente, fervendo toda a água do Planeta, que se escapará para o Espaço. Este fim está previsto para daqui a mil milhões de anos. 
Choque galáctico:
Dados do Telescópio Espacial Hubble permitiram confirmar que a nossa galáxia vai mesmo colidir com a galáxia Andrómeda. O choque está previsto para dentro de 4 mil milhões de anos. O que acontecerá ao Sistema Solar e à Terra em particular ainda é uma incógnita. Mas, nesta altura, tal não será muito relevante, uma vez que a vida na Terra já terá desaparecido por causa do aumento da temperatura causada pelo sobreaquecimento do Sol.
A epidemia incontrolável:
A gripe das aves, a dos porcos, ou a pneumonia atípica foram uma pequena amostra do que uma epidemia mortal e sem tratamento pode fazer da vida humana. Num mundo globalizado, com viagens intercontinentais à velocidade do som e em que o problema da resistência aos antibióticos preocupa cada vez mais os médicos, não está descartada a hipótese de uma epidemia vir a dizimar a nossa espécie.
O Homem:
Ataques com antrax, armas biológicas ou bombas nucleares (as bombas de hidrogénio atuais são 4.400 vezes mais potentes que a de Hiroshima) são apenas algumas da ameaças terroristas, bem reais, nos nossos dias. Sem esquecer a poluição e as alterações climáticas com todo o impacto que podem ter no equilíbrio dos ecossistemas. É caso para dizer que o maior inimigo da vida na Terra pode ser o próprio Homem.  

Ler mais: http://visao.sapo.pt/o-mundo-vai-mesmo-acabar-mas-nao-e-hoje-nem-no-dia-21=f701072#ixzz2Eq2iuMWu

Sem comentários:

Enviar um comentário