domingo, 2 de dezembro de 2012

RECICLAR E GANHAR COM ISSO


A notícia que seguidamente se reproduz evidencia a importância que cada vez mais é dada à reciclagem dos lixos. O objectivo é levar as pessoas a interiorizarem que é preciso cuidarmos do meio ambiente, nem que para elas assumirem comportamentos adequados se tenha de lhes dar um incentivo.
É claro que a construção de um mundo sustentável e a responsabilidade que a nossa geração tem de transmitir este planeta às gerações vindouras em condições de nele viverem, deveria ser condição bastante para nos empenharmos nessa missão. Mas nos casos em que isso não baste, há que recorrer a processos expeditos de consciencialização e este é um exemplo bem engendrado.


O programa “Delícia de Reciclagem” permite aos habitantes da cidade Jundiaí, no Brasil, trocarem lixo reciclável, como latas e garrafas de plástico, por vegetais frescos produzidos na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam). 
Esta troca ocorre em núcleos residenciais da cidade em datas previamente definidas pela Secretaria de Serviços Públicos do município de Jundiaí, responsável pela implementação deste projeto.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Walter da Costa e Silva Filho, este programa pretende consciencializar os moradores sobre a necessidade da reciclagem.
O programa, lançado em 2002, tem tido uma elevada adesão dos cidadãos o que conduziu a melhorias significativas do ambiente na cidade. “O que antes estava no chão e até a impedir a vazão de água nas condutas de águas pluviais, hoje é uma moeda de troca para alimentos. Todos ganham com isso”, diz o prefeito Miguel Haddad.

Sem comentários:

Enviar um comentário