quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

RETROCESSO DA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL


O Serviço Nacional de Saúde, em Portugal, foi o mais importante aliado no combate à mortalidade infantil. A taxa hoje, ainda que com uma ligeira inflexão em relação ao ano anterior, é ainda 8 vezes inferior à que se verificava em 1980.

(Fonte: PORDATA)

É preciso garantir que a crise e a austeridade não colocam em risco os resultados que alcançamos  os quais são melhores que a média da União Europeia a 27 estados. Com os elementos de que dispomos julgo precipitado atribuir grande significado à ligeira subida daquela taxa em 2011, pois também em 2207 e 2009 ela havia sofrido um pequeno acréscimo de que recuperou nos anos seguintes. Vai ser necessário, no entanto, continuar a acompanhar a evolução desta taxa pois ela é um importante indicador da qualidade dos cuidados médicos que estão a ser dispensados às crianças portuguesas.


A taxa de mortalidade infantil aumentou o ano passado de 2,5 óbitos por mil nados vivos para 3,1, principalmente devido a um acréscimo do número de mortes de bebés com menos 28 dias.  
A Direção Geral da Saúde está a analisar os dados do Instituto nacional de Estatística e vai apresentar um relatório nos próximos dias.
O diretor geral da Saúde, Francisco George, desdramatiza a esta subida e sublinha que é preciso esperar pelos resultados deste ano para falar numa possível mudança de tendência.

Sem comentários:

Enviar um comentário