quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SALVATERRA DE MAGOS – A FREGUESIA, ALGUMAS CARÊNCIAS E O PLANO

Salvaterra de Magos, Largo dos Combatentes (do Ribatejano) - Escola primária -1950 (foto cedida por José R. Gameiro)


Reuniu na passada 3ª feira à noite a Assembleia de Freguesia de Salvaterra de Magos, cuja Ordem do Dia aqui publicamos.
No período antes da Ordem do Dia os deputados de freguesia socialistas – São Serafim, Carlos Lima e Fernando Conde – levaram a debate a questão da União das freguesias de Salvaterra de Magos e dos Foros de Salvaterra, considerando que se trata de um retrocesso de três décadas e que a nova freguesia passa a ter quase metade da população do concelho.


Na intervenção subsequente aqueles autarcas socialistas não deixaram de apresentar um (pequeno) conjunto de recomendações ao executivo da Junta de Freguesia para tentar incluir no Orçamento da Câmara Municipal do próximo ano – que estará em preparação - a realização de algumas obras. Entre elas destacaram a necessidade de executar os acessos às garagens do Bairro da Chésal, de cuidar de alguns espaços que estão ao abandono nomeadamente no Bairro Pinhal da Vila e no Bairro Nossa Senhora da Conceição e de tratar da rede viária que se encontra muito esburacada.


No período da Ordem do Dia foram aprovados, por unanimidade, o Plano e o Orçamento da Junta tendo, no entanto, São Serafim (PS) criticado o facto de o apoio anual orçamentado para as associações e colectividades da freguesia ser de apenas 7.500€, quando em 2011 esse montante era 50% superior.
Mais manifestou a sua surpresa por o Orçamento da Junta incluir 8.000€ para reparar vias em alcatrão, mais do que a Junta de Freguesia destina para ajudar a massificação desportiva, apoiar as crianças e jovens e promover a cultura.
Consultámos, entretanto, o Plano e o Orçamento daquela autarquia e estranhámos também, que nas Grandes Opções do Plano esteja prevista a execução de uma “parceria” com a Câmara Municipal para repavimentar rede viária, quando isso sempre foi feito pelo Orçamento da Câmara e a Junta de Freguesia não tem qualquer protocolo assinado ou obrigação de o fazer! Apesar de estarmos no último ano do mandato - o ano das eleições – não se percebe a razão porque a Câmara Municipal que sempre assumiu a realização deste tipo de obras, tem a intenção de as transferir para a Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos, transferindo também o dinheiro?! Não temos, por ora, qualquer explicação que fundamente esta hipotética alteração de procedimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário