sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

UM JOVEM SALVATERRENSE EM DESTAQUE NO FADO


Bernardo Alexandre Rodrigues Nogueira, um jovem de 14 anos, natural da freguesia de Salvaterra de Magos, foi galardoado, no passado dia 26 de Outubro, pela Fundação Amália Rodrigues com o Prêmio Revelação Viola de Fado.
O júri, que incluía, entre outros, o músico Jorge Fernando e a cantora Amélia Muge, distinguiu ainda, entre outros, Rodrigo, Cidália Moreira e Paulo de Carvalho (pela carreira), Carminho (pela interpretação),  António Chainho (guitarrista e compositor) e António Vitorino d'Almeida (maestro e compositor).

(António Vitorino d'Almeida)

Este leque de premiados só pode encher-nos de orgulho, pois realça ainda mais o resultado alcançado por Bernardo Viana, nome pelo qual é conhecido no mundo musical. A freguesia e o concelho de Salvaterra de Magos só podem estar reconhecidos ao trabalho que este jovem vem fazendo, à rapidez e qualidade da sua aprendizagem, como fica bem patente com a distinção obtida.
Bernardo frequenta o Conservatório de Música de Santarém desde os 10 anos, enveredou pela viola como instrumento de predileção, e foi naturalmente influenciado pelo facto de seu irmão, Pedro Viana, já se encontrar a frequentar o mesmo Conservatório no curso de guitarra portuguesa.
No seu ainda curto percurso musical, já esteve na Rádio Amália, na Rádio Popular FM, na Rádio Marinhais, Fado TV, e com maior visibilidade ultimamente, ao participar diversas vezes como instrumentista na rúbrica Grande Prémio Nacional do Fado a ser transmitido na RTP.


A cerimónia de entrega do prémio a Bernardo "Viana" (como o seu avô materno, um fadista amador de Salvaterra de Magos, com muita qualidade) aconteceu no passado dia 30 de Novembro, no Coliseu dos Recreios em Lisboa. Parabéns para ele, seus pais e familiares e votos de uma longa vida repleta de sucessos.

Sem comentários:

Enviar um comentário