domingo, 9 de dezembro de 2012

UM PEQUENO GÉNIO AFRICANO ?!


Um jovem, agora com 16 anos, da Serra Leoa, um pequeno país africano com metade da população portuguesa, é o destaque da notícia que seguidamente se reproduz, pois foi convidado pelo MIT, que lhe deu a oportunidade de continuar a desenvolver as suas capacidades ao mesmo que adquire mais conhecimentos técnicos e científicos. 
São artigos como este que nos vão dando esperança de um mundo melhor e de uma geração que se prepara para o tomar nos braços.


Se se acha um génio porque conseguiu mudar a torneira da cozinha ou instalar o auto-rádio, então leia esta história. O que Kelvin Doe, um adolescente de 13 anos da Serra Leoa, faz com as sobras que encontra no lixo está a deixar meio mundo espantado: ele constrói geradores, baterias e transmissores a partir de materiais que, para outro cidadão, não valem nada.
Doe não teve qualquer formação ou treino, mas as suas capacidades não passaram despercebidas ao MIT, que o convidou para o seu programa de visitantes. Aliás, Doe tornou-se o mais jovem frequentador deste programa.
Segundo o Grist, o jovem construiu baterias para electrificar as casas das pessoas – a Serra Leoa tem uma infraestrutura eléctrica frágil, por isso muitas vezes a electricidade chega a muitas habitações apenas uma vez por semana –, transmissores de rádio FM e geradores.
No MIT, Doe vai desenvolver outras competências, para que possa regressar ao seu país e melhorar a qualidade de vida dos seus concidadãos.
De acordo com o Grist, o jovem actua inclusive como DJ – é o DJ Focus – aproveitando os seus dons de inventor para melhorar a cultura e entretenimento dos seus amigos e vizinhos.
Recorde outro projecto inovador da Serra Leoa: Foday Melvin Kamara, que se especializou em transformar partes de velhos automóveis em todo o tipo de maquinaria, desde equipamentos para a agricultura ou até máquinas de venda de preservativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário