sábado, 29 de dezembro de 2012

UMA SURPRESA QUE VEM DE LESTE


A notícia que seguidamente se reproduz era improvável para o comum dos cidadãos há alguns meses. Pensar que os países árabes, principais exportadores de petróleo, podiam estar a desenvolver planos e/ou programas para se tornarem estritamente dependentes de energias renováveis, beneficiando das muitas horas de exposição solar que têm, faz sentido, mas não era crível no curto prazo.


A surpresa advém também do facto deste caminho estar a ser desbravado pois estes países estão em fase de desenvolvimento económico, os consumos aumentem e eles correm o risco de ter de importar petróleo para sustentar esse crescimento!...


A enorme quantidade de horas de exposição solar da Arábia Saudita pode marcar uma viragem na forma como este país exportador de combustíveis fósseis olha para a energia, de acordo com vários governantes sauditas.
Um dia, esta energia poderá chegar ao Egipto, Norte de África e, inclusive, Europa, de acordo com algumas fontes sauditas.
Segundo explica o Financial Times, o crescimento do consumo energético na Arábia Saudita e outros países da região do Golfo poderá levá-los a tornarem-se importadores de petróleo dentro de 15 anos, a não ser que encontrem fontes alternativas de energia. Como as renováveis.
“É um programa muito ambicioso e um plano muito ambicioso. O potencial é enorme e acreditamos que a Arábia Saudita será um dos grandes produtores de energia solar”, explicou uma fonte oficial saudita, citada pelo Financial Times.
Este potencial levará a Arábia Saudita e o Gulf Co-operative Council – Bahrain, Kuwait, Omã, Qatar e Emirados Árabes Unidos – a criarem uma rede de infra-estruturas inteligentes, que leve a electricidade a países tão distantes como Egipto ou mesmo ao continente europeu.
“Podemos comparar [esta rede] à computação em nuvem. Vejo um futuro onde as pessoas podem estar em qualquer lado e terem a sua electricidade à disposição, uma vez que as redes estão integradas”, explicou Fahad Bin Mohammed al-Attiya, presidente do National Food Security Programme do Qatar.
Na verdade, a grande prioridade dos países do golfo é conseguir alcançar as necessidades energéticas da região. Mas os responsáveis não ficarão indiferentes a uma boa oportunidade de negócio.
“Começaram a pensar na possibilidade de ligar a rede, de forma fácil, até ao Egipto. Se chegarmos ao Egipto conseguimos chegar ao Norte de África e, a partir daí, à Europa. Assi, teremos uma auto-estrada de energias renováveis”, explicou ao Financial Times Adnan Amin, presidente da International Renewable Energy Agency, cuja sede está instalada em Abu Dhabi.
Recorde-se que a Arábia Saudita anunciou recentemente um plano para utilizar 100% de energias renováveis

Sem comentários:

Enviar um comentário