sábado, 31 de março de 2012

CONCURSO DE FOTOGRAFIA


Está a decorrer em Salvaterra de Magos, numa organização da Câmara Municipal, um concurso de fotografia denominado "SALVA Terra", versando a temática do ambiente e destinado a escolher as melhores fotos e com elas criar marcadores de página que serão distribuídos pelos leitores da Biblioteca Municipal.


Este concurso está aberto a todos e a data limite para entrega dos trabalhos, como refere o cartaz acima, é o último dia do mês de Abril.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

QUERER É PODER


Quando se quer - e se tem vontade bastante - é possível continuar a correr apesar da idade. É o exemplo de Rui Cordeiro que o semanário O MIRANTE escolheu, a propósito da última edição dos "12 Kms de Salvaterra"

NOTÍCIA COMPLETA DISPONÍVEL EM

sexta-feira, 30 de março de 2012

VESPAS EM ALMEIRIM


Tanto quanto conseguimos apurar participarão neste Troféu de Resistência "5 h Sopa da Pedra" - que vai acontecer este sábado em Almeirim/Alpiarça - duas equipas da Motoreparadora/Motantíqua de Marinhais a quem desejamos naturalmente os melhores sucessos desportivos.

Pilotos em 2011: luís Letra, Jorge Simões (proprietário da vespa) e Mário Caseiro

Pilotos em 2011: Nelson Silva (proprietário da vespa), Jorge Romão e Carlos Simões

VAMOS LÁ À "MANIF"


A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) convocou para sábado, dia 31 de Março, a partir das 14.30 horas, uma manifestação que descerá do Marquês de Pombal ao Rossio, em Lisboa e que visa contestar os critérios e a redução do número de freguesias de que o concelho de Salvaterra de Magos também será alvo.

12 de Agosto de 1917 - Lançamento da primeira pedra do Monumento ao Marquês de Pombal

É este o ponto de encontro - quase 95 anos depois - que vai levar à capital do País milhares de autarcas e provavelmente dezenas de milhares de pessoas descontentes com a Proposta de Lei 44/XII, que pretende reduzir o número de freguesias, aplicando como norma não a sua actual dimensão e a sensatez da divisão territorial de um concelho, mas a mera divisão a meio das freguesias que hoje existem em lugar urbano ou a redução em 25% das demais.



Queremos acreditar que ainda será possível corrigir alguns dos critérios que, a serem aplicados tal qual estão naquela proposta de lei, conduzirá à redução para metade do número das nossas freguesias.
É agora que temos de procurar influir pois depois da promulgação do diploma resta-nos cumpri-lo, ainda que de forma a diminuir ao mínimo possível os "danos" que esta legislação possa causar às nossas freguesias.
É essa a nossa obrigação de autarcas, pelo menos daqueles que acreditam nas virtualidades do PODER LOCAL!

TEATRO VOLTA À GLÓRIA DO RIBATEJO


Hoje, pelas 22 horas, vai haver teatro na Casa do Povo da Glória do Ribatejo com a apresentação das peças "O URSO" e "UM PEDIDO DE CASAMENTO" de Anton Tchekov pelo Sobre-Tábuas-Grupo de Teatro de Benavente.


Sinopse "O URSO"

Uma viúva, um credor e uma trama de paixão que revela a suscetibilidade humana numa hilariante crítica ao comportamento de homens e mulheres. Este é o enredo de O Urso, escrito por Anton Tchekhov no final do século XIX. Uma comédia de costumes que brinca com a guerra dos sexos, ao mesmo tempo, que expõe as mazelas de uma sociedade regida por uma moral rígida e repressiva.

Sinopse "UM PEDIDO DE CASAMENTO"

Esta peça (em um Acto) escrita pelo dramaturgo em 1889, é uma das comédias clássicas do teatro russo. Trata-se de um enredo simples à volta de um grande proprietário de terras e pai viúvo (Tchubukov) com o dilema de tentar casar a sua filha, já mulher (Natalia Stepanova) com o seu jovem vizinho e caçador (Ivan Lomov), que certo dia, resolve fazer-lhe uma visita, para pedir a mão de sua filha. A partir daí, surgem cenas hilariantes, transmitindo pequenas situações banais, que chegam mesmo a transformar-se em 
pequenas tragédias individuais.



(in http://www.facebook.com/events/154876564634158/)


(clicar em cima da imagem para a ler melhor)

Parabéns à organização Rapazes da Aldeia-Grupo de Teatro Paulo Claro (ATPC RD'A) - por esta iniciativa e a todos os que a apoiam.

quinta-feira, 29 de março de 2012

PARA OS QUE AINDA DUVIDAM


Na tarde da passada 3ª feira - enquanto vereador da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e onde estiveram muitos outros autarcas, alguns deles Presidentes da Câmara Municipal (Cartaxo, Coruche, Rio Maior, etc) - tive oportunidade de participar,  numa Sessão de Esclarecimento promovida pela Secretaria de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa e levada a cabo nas instalações da CCDRLVT em Lisboa.


Numa altura em que a Assembleia da República iniciou a discussão na especialidade da Proposta de Lei 44/XII foi-nos dado confirmar o âmbito e a dimensão desta "reforma" cujos critérios evoluíram do Documento Verde, prejudicando o nosso concelho e vários outros, principalmente aqueles que tinham tido mais cuidado e resistiram à proliferação de freguesias no seu território. 
Com esta Sessão os oradores quiseram apresentar aspectos mais técnicos daquela Proposta nomeadamente destacando a possibilidade de os autarcas intervirem no processo através da Câmara e da Assembleia Municipal, conseguindo desta forma alterar o modo como a Assembleia da República decidirá a agregação de freguesias, desde que o total de freguesias a reduzir seja o que resultar da aplicação da futura lei. 
Há ainda a expectativa - em resposta a questão que coloquei - de através da pronúncia da Assembleia Municipal, mantendo-se estes critérios, de procurar "salvar" mais uma freguesia, e se tal se conseguisse passaríamos de 6 para 4 freguesias.

(clicar em cima da imagem para a ler melhor)

Se a Proposta passar a Lei tal como está e se nada for feito pelos nossos órgãos autárquicos, o "destino", para aqueles que ainda possam ter dúvidas quanto à veracidade da nossa interpretação, está evidenciado na imagem acima... perderemos três freguesias!

CABANA SEM FRONTEIRAS


Actualmente apresentador do programa da RTP 1 "Portugal sem fronteiras", o músico e compositor Carlos Alberto Moniz, vai estar hoje na Cabana dos Parodiantes em Salvaterra de Magos, na tertúlia "Conversas da Cabana". Quem sabe se vai ser possível ouvi-lo tocar e cantar?!...

AG NOS BOMBEIROS


Vai ter lugar, hoje, uma Assembleia-Geral Ordinária da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, que reunirá na sede da instituição os seus associados, pelas 21.30 horas, com um ponto apenas na Ordem de Trabalhos e que é a apresentação das Contas relativas ao exercício da Associação no ano anterior.


quarta-feira, 28 de março de 2012

“ANITA” RECANDIDATA-SE, AGORA EM Nº 2


Fontes próximas do Bloco de Esquerda (BE) dão como certa a recandidatura de Ana Cristina Ribeiro à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, desta vez ocupando o segundo lugar da lista de candidatos.


Esta opção vem sendo construída ao longo deste mandato, daí a tolerância da estrutura local BE ao conjunto de despedimentos de que foram sendo alvo militantes e apoiantes seus, entretanto substituídos por outros que não se opõem a esta solução. É também, alegadamente, esta a razão que levou ao inesperado afastamento das listas BE, nas últimas autárquicas, do ex-vereador João Abrantes que durante 12 anos ”serviu” a esta liderança.
A presente solução poderá ser facilitada se se confirmar a alteração às leis eleitorais para que o Documento Verde aponta. Nesse caso passaria a haver, já nas eleições do próximo ano, apenas listas candidatas à Assembleia Municipal, sendo o Presidente de Câmara o primeiro colocado na lista mais votada (como acontece para as Juntas de Freguesia), cabendo-lhe depois a ele escolher, de entre os eleitos, os vereadores com que quer trabalhar. Esta mudança permitiria incluir naquela lista o nome da actual Presidente de Câmara, deixando sempre em aberto a hipótese de ela continuar na Câmara ou de optar pela Assembleia Municipal.


Contrariamente ao espírito da lei que defende a renovação dos autarcas, pelo menos de 12 em 12 anos (e esta liderança já vai a caminho dos 16 anos), esta "habilidade" prestar-se-ia a todo o tipo de confusões, possibilitando fazer crer à população mais idosa que a actual Presidente se manteria ao leme da autarquia, recolhendo para a lista BE os votos daqueles incautos cidadãos.
É neste cenário que trabalharão os dirigentes locais e regionais do BE, sendo um “bom” indicador de que o entendimento é possível a oportuna nomeação do coordenador local BE, vereador Luís Gomes, para a direcção da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, em representação do município.

MOTOCROSS NO VALE QUEIMADO


Vai ter lugar no Vale Queimado, Foros de Salvaterra, mais uma prova de motocross (open e 50 cc livres), que vai decorrer no próximo domingo, dia 1 de Abril. No cartaz alusivo a este evento desportivo, difundido pelas redes sociais, podemos ler que as inscrições terminarão pelas 10h da manhã desse mesmo dia, iniciando-se as provas pelas 14h.

terça-feira, 27 de março de 2012

OBRAS CADA VEZ MAIS COMPROMETIDAS


Ainda não chegámos ao fim do 1º trimestre do ano e a maioria BE, que fez o Plano e o Orçamento da Câmara para 2012, já começou a desistir de intervenções que planeou e disse ir fazer. E não passaram sequer 3 meses!...
Os vereadores tomaram conhecimento, na última reunião de Câmara, da 2ª alteração ao Orçamento e às Grandes Opções do Plano. Foi dessa forma que ficámos informados do corte de 1/3 da verba definida para a repavimentação da Estrada do Cocharro na Glória do Ribatejo e do corte em 25% da verba definida para a repavimentação da Av. D. Dinis em Muge.
Igual destino teve 75% da verba definida para a colocação de um relvado sintético no Parque de Jogos (campo de futebol de 11) em Salvaterra de Magos, restam na rubrica 2.500€!
Nada disto seria de espantar se não estivéssemos a falar de perspectivas de investimento planeadas e aprovadas em 30 de Dezembro de 2011, e para as quais foram previstas verbas no Orçamento Municipal deste ano.



Ninguém consegue entender estas mudanças de "humores". Ontem - em post que aqui publicámos - demos o exemplo da Semana da Juventude, que também já não vai acontecer, agora é a rede viária e uma infraestrutura desportiva que são preteridas! Estamos perante um simulacro de planeamento que gera expectativas e que são agora de novo goradas. Lamentável!

(Assim) NÃO, OBRIGADO


É consensual entre os ("nossos") autarcas a sua oposição a esta reorganização do território autárquico que conduzirá à supressão de 3 das 6 freguesias que o concelho de Salvaterra de Magos hoje tem. Não é um problema de escala que está em jogo, porque se o fosse tal não sucederia, pois as nossas freguesias são todas elas muito maiores que os valores de referência mínimos fixados pelo Governo. O que está em causa é a simples aplicação de uma norma aritmética que nos penaliza sobremaneira, como fica evidente pela leitura da notícia que seguidamente se reproduz.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

segunda-feira, 26 de março de 2012

UMA QUESTÃO DE FÉ


A população deste concelho tem, nos últimos mandatos autárquicos, votado maioritariamente na actual gestão camarária, o que determina que seja esta maioria a única responsável pelas propostas (e pelo cumprimento) de Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano. São estes documentos que deviam espelhar a estratégia  local, entre outros, para o desenvolvimento cultural e económico. Aos vereadores socialistas, neste e em outros momentos também, resta procurar influir no sentido de incorporar um ou outro investimento, uma ou outra preocupação.


Neste contexto assume já quase a forma de caricatura o que a maioria BE vem escrevendo e dizendo quanto à Semana da Juventude - JUVEMAGOS - no concelho de Salvaterra de Magos. Senão veja-se:
  • A última edição da Semana da Juventude estava orçada em 34.000€ e data de 2009, ano de eleições autárquicas, naturalmente!...
  • Em 2010 foi criado o Gabinete da Juventude, o lugar foi provido, a verba orçamentada para o evento foi 18.500€, mas a iniciativa foi cancelada. 
  • Em 2011 foi assumido que não haveria Semana da Juventude e a colaboradora foi dispensada. Meses depois o lugar naquele Gabinete foi de novo provido e a Semana da Juventude haveria de ser retomada em 2012, disse-se na altura, até para justificar aquela nova contratação.
  • O Plano e o Orçamento da Câmara para 2012 reflectem essa intenção, 16.200€ é a verba prevista para avançar com a JUVEMAGOS, 2012.
  • Mas - surpresa das surpresas - dois meses depois da aprovação do Plano e do Orçamento, a mesma maioria que a voltou a reintegrar no conjunto de acontecimentos a concretizar pela autarquia, desiste dela! Se a história se repetir, esperemos que não, é um novo posto de trabalho que se extingue. A última esperança para o salvar é que sendo o próximo ano, ano de eleições autárquicas, a Semana de Juventude regresse ao nosso convívio!
É tudo uma questão de fé!


Post Scrptum:
Em resposta aos que nos pediram esclarecimentos adicionais cá vai.

FUTSAL NA PÁSCOA


A Associação DREAMDANCING vai levar a efeito no Pavilhão Desportivo de Salvaterra de Magos, de 5 a 8 de Abril, um Torneio de Futsal. Publicamos de seguida o cartaz alusivo a este evento desportivo.


Também a última edição do semanário O MIRANTE dá pública nota desta informação. A notícia está disponível em http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=540&id=82193&idSeccao=9015&Action=noticia.

domingo, 25 de março de 2012

LIMPAR MARINHAIS


Foi este o apelo que três dezenas de voluntários, distribuídos em meia dúzia de equipas, sob a coordenação da Junta de Freguesia de Marinhais, afixaram ontem em diversos locais que foram objecto da sua meritória intervenção, no decurso da operação "Limpar Marinhais" .


O trabalhos que desenvolveram abrangeram a Rua de Magos, a Rua da Lagoa, a Rua do Cartaxeiro, a Rua das Maravilhas, a Rua dos Félix, a Rua da Caseta, a Rua 17 de Novembro, a Rua 5 de Outubro e a Rua da Olaria.

(Antes)
(Durante)
(No final)

Fátima Gregório, Presidente da Junta de Freguesia de Marinhais, deixou votos de que os locais limpos se mantenham assim por muito tempo e prometeu dar continuidade a esta iniciativa pois há outros arruamentos na freguesia que precisam de ser cuidados e onde tem de se difundir os contactos telefónicos que permitam evitar a acumulação de lixos não domésticos junto aos contentores.

TER OU NÃO TER ESGOTOS NOS FOROS DE SALVATERRA?!


Já não é a primeira vez que aqui trazemos a questão da rede de esgotos domésticos, na freguesia dos Foros de Salvaterra, ter sido iniciada há mais de uma década e ter ficado esquecida pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que preferiu dar prioridade a outros investimentos, provavelmente em nome de uma estratégia eleitoral que fosse mais rentável para o BE!...
A inoperância municipal neste domínio terminou quando, em 2009, este tipo de infraestruturas passou para a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo.


Nós acreditamos - disse-mo-lo em post que publicamos no dia 11 de Março de 2012 - que agora, mais ano menos ano, vai finalmente ser possível aumentar a cobertura da rede de esgotos nesta freguesia, e colocar a funcionar colectores enterrados há muitos anos, aproveitando aliás financiamentos comunitários que se têm mantido para este tipo de infraestruturas.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM 

sábado, 24 de março de 2012

ALTERAÇÃO AO PROGRAMA DO MÊS DA ENGUIA


Era para hoje à noite que estava aprazada a 1ª Gala do Desporto do Município que teria lugar no Pavilhão Desportivo Municipal em Salvaterra de Magos. O Programa do Mês da Enguia indicava que o evento se realizaria pelas 21 horas, mas na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos fomos informados do seu adiamento.


Não tem sido feliz esta ideia! Começou por ser adiada de ano para ano, vagueou entre as comemorações do 25 de Abril e a programação do Mês da Enguia, não quis estender o reconhecimento municipal (como havíamos defendido) a outras áreas da actividade cultural e social e agora foi de novo mandada para data oportuna. Vamos lá ver qual é o novo agendamento!...


Também o teatro "Um pijama para 6", previsto para amanhã, domingo, pelas 17 horas, foi adiado uma semana. A peça subirá ao palco do Celeiro da Vala, em Salvaterra de Magos, no domingo dia 1 de Abril pelas 15.30 horas. Neste caso as razões são mais atendíveis pois à mesma hora vai ter lugar, na Praça de Toiros da sede do concelho, a VIII Tourada do Tomate, onde se homenageará o falecido João Baptista, pai da cavaleira Ana Baptista.

O VERÃO CHEGOU MAIS CEDO ?!...


A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do seu Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), editou oportunamente uma pequena brochura com algumas recomendações que poderão ajudar a prevenir alguns dos incêndios florestais.