quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ESTE ANO FICAMOS PELO HALLOWEEN


Creio que este ano só vamos comemorar o Halloween, pois como estão as coisas não há santo que nos valha!
O Dia das Bruxas assinala-se a 31 de Outubro e está historicamente relacionado com o culto aos mortos e uma certa reverência ao céu e à terra. 
Sabemos que, principalmente nos países anglo-saxónicos, as crianças e os jovens andam de porta em porta a “cobrarem” doces em troca de não fazerem travessuras contra os vizinhos.


E as bruxas? É um lugar-comum referir: “No creo en brujas, pero que las hay, las hay”. Com a catadupa de opiniões, análises, propostas, críticas, sugestões e informações que vão jorrando sobre a situação económica do nosso País, quase todas convergindo no diagnóstico e quase todas divergindo na terapêutica, é razão para acreditarmos que “las hay”! Em Espanha não sei, mas em Portugal há-as, seguramente.
Celebremos então, pode ser que ajude, já que tudo o resto parece falhar!...

MARINHAIS QUER CONTINUAR A TRABALHAR


Temos a plena convicção que a Junta de Freguesia de Marinhais e os seus autarcas, eleitos maioritariamente pela população da freguesia de Marinhais, querem continuar a prestar os serviços que ao longo de anos foram sendo contratualizados com a Câmara Municipal e também todos os da sua responsabilidade directa ou que resultaram de delegação de competências.

Zonas verdes
Colocar manilhas, limpar bermas e valetas
Cuidar e conservar as instalações da Junta da Freguesia
Dinamizar e apoiar a criação de uma Escola de Música em Marinhais

O esforço da Junta de Freguesia de Marinhais, no decurso deste mandato, para conseguir renovar alguns dos seus equipamentos (tractor, cisterna e carrinha), foi determinante para conseguir continuar a assumir a limpeza de fossas e a ajudar a Câmara Municipal, complementando a recolha de resíduos, removendo máquinas e mobílias velhas, detritos vegetais, o que os cidadãos lhe solicitam e o que alguns indevidamente depositam junto dos recipientes de recolha.


Num cenário de parcos recursos, com algum passivo "herdado" a fornecedores, à ADSE e à Segurança Social, a ser pago mensalmente, com os leasings das viaturas e equipamentos indispensáveis para as tarefas do dia-a-dia, com os encargos com vencimentos e a redução em 15% das receitas provenientes do Orçamento de Estado, não é possível manter TODAS estas actividade se a Câmara Municipal persistir no corte das verbas,  que não transfere desde Janeiro, montantes que eram a sua comparticipação pela realização dos trabalhos que a Junta de Freguesia não interrompeu - que sozinha vem custeando - e que são competência legal da Câmara Municipal.
Esperemos que esta "suspensão" na transferência de dinheiro por parte da Câmara Municipal possa ainda ser corrigida, antes que a Junta de Freguesia se veja obrigada a fazer regressar esses serviços ao seio daquela autarquia, por manifesta impossibilidade de os financiar, sem a verba que lhe é devida há 10 meses e que a Junta já recebia quando a maioria que a governava era BE.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

NOVO "ATAQUE" BE... OUTRA VEZ "ÁGUA"


A defesa da posição BE perante a aplicação da Lei da Reorganização Administrativa Territorial Autárquica voltou a ser tema de análise na página do BE Salvaterra.


Estamos infelizmente perante mais uma análise de um dirigente BE que prima pela falta de rigor e cuja interpretação adultera disposições legais e omite factos. Mas, vamos então aos factos e aos erros.

  • Escreveu este membro do Secretariado BE, em Outubro: "Importa referir que o Bloco de Esquerda tem sido transparente na sua posição desde o início, não se pronunciando (...)".
  • Escreveu outro membro do Secretariado BE, em Junho:


Este comportamento não tem nada de transparente, é mais característico de quem não sabe o que fazer e dizer, de alguém que perante as dificuldades se atrapalha. Em Junho afirmam que hão-de apresentar uma pronúncia. Faltaram ao compromisso que assumiram porque não o fizeram e agora num novo relato dos factos têm a ousadia de dar o dito por não dito?! Talvez tivesse sido preferível assumir o erro e a incongruência.


Escreve o mesmo membro do Secretariado BE: "Não participaremos na aplicação de leis injustas e muito menos pela força!"
A resposta já foi de algum modo dada nas redes sociais. É pena que o BE Salvaterra - que assim pensa e age - tenha pactuado com o corte (injusto) dos subsídios de férias e de natal aos funcionários da Câmara Municipal que governa! É pena que o BE Salvaterra tenha proposto e votado (impondo-o pela força) o aumento - de uma só vez - de 300% da tarifa dos lixos que a Câmara cobra aos que residem no concelho!...
Ninguém tem dúvidas quanto à injustiça dos critérios que estão previstos na Lei, todos o têm afirmado, o problema é que a recusa BE em agir para minimizar "danos" é o maior "aliado" que a "Lei Relvas"  poderia almejar ter, garante um maior número de freguesias a extinguir- só no nosso concelho seriam 3.
É desejo de todos que a lei seja revogada ou suspensa, mas com a pronúncia da Assembleia Municipal ficámos pelo menos com um Plano B, caso isso não suceda, o que nos permite garantir, no mínimo, mais uma freguesia, aquela que o BE estaria disposto a sacrificar pela sua opção!...


Diz aquele destacado membro do Secretariado BE: "(...) irão concluir que a pronúncia da assembleia municipal de Salvaterra de Magos será decidida por desconforme (...)".
Os autarcas socialistas disseram (e escreveram) que se pronunciariam para não ficarmos com 3 freguesias, pois ao fazê-lo garantiriam, na pior das hipóteses, 4. Se a Unidade Técnica considerar desconforma a pronúncia pelas 5 freguesias, fica provado que nos termos da actual Lei (aprovada pelo PSD e CDS, com o voto contra de todos os outros) não era possível manter mais nenhuma freguesia para além das 4. Mas o PS tentou, o BE votou contra essa tentativa e a Câmara Municipal até deu parecer desfavorável a essa tentativa. É pois precisa alguma insensatez para criticar os autarcas que tentaram, exactamente por terem tentado "salvar" o maior número possível de freguesias, quando os autarcas BE tudo fizeram para boicotar essa tentativa.


Acrescenta aquele membro do Secretariado BE: "(...) o Partido Socialista terá de indicar (no seguimento da sua estratégia) a eliminação de outra freguesia para além do Granho sob pena de acontecer aquilo que tanto têm dito que pretendiam evitar a todo o custo, perder 3 freguesias".
Com a opção do BE seriam "eliminadas" as freguesias do Granho, da Glória do Ribatejo e dos Foros de Salvaterra, restariam 3.
Com a acção do PS o Granho pôde escolher com que freguesia se unir, tentámos manter 5 freguesias e, se isso não nos for permitido, ficaremos com 4.
Ao contrário do que diz o BE - no excerto de texto acima - os autarcas socialistas não são obrigados a coisa alguma, pois pela sua capacidade de iniciativa já garantiram a manutenção de 4 freguesias, seja pelos argumentos que invocaram para diminuir o número de lugares urbanos, seja porque ao pronunciarem-se - conforme ou desconforme - garantiram o mínimo de 4 freguesias (nº 4 do artº 6º). Quando vier a decisão da Unidade Técnica da Assembleia da República veremos quem tem razão!...


Afirma ainda aquele membro do Secretariado BE:


A tramitação indicada está errada e a conclusão é absurda, como já tivemos oportunidade explicar. O concelho só se arriscava a perder 3 freguesias se o BE tivesse conseguido impor a sua vontade de não pronúncia.
  • Ao contrário do que é dito pelo BE, cabe à Unidade Técnica (UT) propor às assembleias municipais - no caso de considerar a pronúncia desconforme (no nosso caso não viabilizando 5 freguesias) - um projecto de agregação que fará com que o concelho fique com 4 freguesias (artº 14º, nº 1, alínea d).
  • Ao contrário do que é dito pelo BE, o nº 1 do artº 15º explicita, comprovando o que digo: "Em caso de parecer de desconformidade (...) a Unidade Técnica elabora e propõe (...)".
  • Perante esse projecto de agregação, feito pela UT, as assembleias municipais têm 20 dias, se quiserem, para apresentar um projecto alternativo que mantenha também 4 freguesias.
A persistência do BE na barafunda, no logro e nas meias verdades é o oposto da conduta que defendemos no exercício da actividade política. Damos a cara, decidimos e agimos, não temos a pretensão de o fazer sempre bem, mas nesta matéria fizemos o melhor que a Lei nos permite, e defendemos o maior número de freguesias que nos era possível!...

REUNIÃO DA CÂMARA A 31-10-2012

Taberna e Café Ribatejano - 1958 (foto cedida por José R. Gameiro)


A próxima reunião ordinária (pública) da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos que estava aprazada para 17-10-2012, vai realizar-se amanhã, 4ª feira, dia 31/10/2012, pelas 14.00 horas, no Salão Nobre dos Paços do Município em Salvaterra de Magos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NA PRIMEIRA PESSOA



Faz este mês de Outubro três anos sobre as eleições autárquicas de 2009 e sobre a tomada de posse de seis novos vereadores da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Esta foi a minha primeira experiência política electiva de há 30 anos a esta parte.
Num concelho onde a prática política assentou mais no confronto e na injúria pessoal do que no debate de ideias ou de estratégias, é seguramente mais difícil alguém sair da “sociedade civil” e disponibilizar-se para uma campanha ou uma disputa eleitoral. É por isso muito importante que a nova geração de autarcas, independentemente da sua idade e orientação ideológica, ponha ponto final neste tipo de comportamentos que só envergonham aqueles que deviam ter por primeira tarefa a função de representação dos seus concidadãos e não a da sua intimidação.


Combater dentro das regras democráticas um Poder instalado há década e meia, ainda mais quando alguns dos seus protagonistas são políticos locais que se mantém em actividade há mais de 25 anos, é uma tarefa complexa. Mais difícil se torna quando “as armas” que se usam são as da argumentação e as da correcção.
Porque não se fazem “balanços” a um ano do fim do mandato, gostaria “apenas” de voltar a sublinhar, aos leitores deste espaço, que - independentemente das dinâmicas próprias da preparação do próximo acto eleitoral - os autarcas socialistas (executivos e deputados de freguesia, vereadores e deputados municipais) vão continuar a respeitar oponentes e a fazer um esforço para, como até aqui, manter a população informada sobre os temas que mais interessam à nossa vida em comunidade.


Aproximando-se o fim de um ciclo político gostaríamos de ajudar a actual maioria camarária a concluí.lo com elevação e tranquilidade. Contudo, os sinais que vamos percepcionando da parte do BE e daquela liderança tendem a contradizer esta vontade, infelizmente! 
Deveriam ser os eleitos locais que se seguem a ditar o caminho que percorremos. Lamentavelmente, alguns deles, por impreparação, ausência de projecto e incapacidade de liderar, parecem disponibilizar-se a ser meros instrumentos nas mãos da actual liderança camarária, esperando dessa forma vir "a merecer" o seu apoio explícito. Brevemente saberemos da justeza desta crítica!...

SENIORES COMEÇAM ANO LECTIVO


Os 137 alunos inscritos na Universidade Sénior de Salvaterra de Magos começam, hoje, um novo ano lectivo, que se prolongará até ao dia 15 de Junho de 2013.
Os seniores do concelho puderam escolher entre as seguintes disciplinas: inglês, história local e património concelhio, cidadania, biologia, informática, energias renováveis e jardinagem/horticultura,  desporto sénior/adaptação ao meio aquático, hidroginástica, artes decorativas, aguarela, teatro/tuna, psicologia, danças de salão, yoga, história de Portugal e direito.

Saudamos os que não desistem de aprender e de se valorizar, assim como os que - com especial destaque para os que o fazem graciosamente - disponibilizam o seu tempo a favor do bem comum.

domingo, 28 de outubro de 2012

MEMÓRIAS QUE PODERÃO SER ÚTEIS AO HOMEM


O desenvolvimento dos estudos de investigação de que seguidamente damos nota talvez nos conduza a podermos optimizar o funcionamento do cérebro humano no que diz respeito à(s) memória(s).
Facilmente percepcionamos as vantagens que este tipo de descobertas poderia ter na nossa vida quotidiana, onde a informação flúi de tantos lados tornando bem complexa a sua análise e ponderação.
Com alguma ironia, dizer que recomendaria àqueles que se propusessem seguir a vida política a aquisição de um “kit” de memória suplementar, evitando, assim, algumas das actuais contradições entre as afirmações feitas em campanha e o que se assume fazer depois! Também vou estar atento, não vá vir a necessitar delas!... J


A equipa da Case Western Reserve University School of Medicine conseguiu estimular os caminhos neuronais do hipocampo de tecido cerebral de ratos. Desta forma, os neurocientistas implantaram memórias que duraram dez segundos. Esta operação fez com que as células cerebrais reagissem de forma diferente depois da implantação, explica a Popular Science.
O objetivo é conseguir perceber melhor como funcionam e são armazenadas as memórias de curto prazo. Este tipo de memórias é processado de forma diferente das memórias de aprendizagem mais prolongada.
A descoberta pode ser útil ainda para combater doenças degenerativas do cérebro.


ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS MATAM


A elevação das temperaturas médias do planeta, causada pelas emissões de gases de efeito de estufa ocasionará alterações climáticas que agravarão as condições de vida das pessoas. Os fracassos que se têm registado nas negociações para reduzir aquelas emissões fazem-nos temer pelo futuro e já no curto prazo, como a notícia seguinte evidencia. 



Mais de 100 milhões de pessoas irão morrer e o crescimento económico global vai recuar 3,2%, em 2030, caso o Planeta não consiga suster as alterações climáticas. O estudo, publicado ontem {dia 26-09-2012] na Reuters, foi desenvolvido pela organização humanitária DARA, a pedido de 20 países em desenvolvimento.
À medida que as temperaturas globais aumentam, devido às emissões de gases com efeito de estufa, os efeitos no Planeta sucedem-se: degelo, clima extremo, secas e aumento do nível médio do mar. Isso irá ameaçar as populações e estilos de vida, segundo a DARA.
Dos 100 milhões de mortes esperados, cerca de cinco milhões/ano terão como origem a poluição do ar, fome e doenças relacionadas com as alterações climáticas e economias de carbono intensivo. Se os padrões actuais de utilização de combustíveis fósseis continuarem, o número subirá para os seis milhões por ano.
Ainda de acordo com a DARA, mais de 90% destas mortes ocorrerão nos países em desenvolvimento. “Só as perdas na agricultura e pesca ascenderão aos €388 mil milhões (R$ 1,01 triliões) por ano, sobretudo nos países mais pobres, onde milhões de pessoas dependem destes sectores para sobreviver”, explicou o director-executivo da Oxfam, Jeremy Hobbs, depois de ler o estudo.
Em termos económicos, aos primeiros efeitos poderão originar perdas de €932 mil milhões (R$2,4 triliões) por ano, um valor que duplicará até 2030. Em 2100, por outro lado, as perdas ultrapassarão os 10% do PIB mundial.
O estudo analisou o impacto das alterações climáticas em 184 países, entre 2010 e 2030.

sábado, 27 de outubro de 2012

CIDADES QUE FLUTUAM

(foto em http://www.seasteading.org/about/visionstrategy/)

Um dia destes teremos cidades que flutuam e que se desejam sejam sustentáveis e até auto-suficientes. Embora ainda não tenham passado de ficção começam a surgir notícias e imagens sobre estas cidades futuristas.



Ainda pouco se sabe do novo projecto de Peter Thiel, o bilionário alemão que fundou o PayPal e foi um dos primeiros investidores do Facebook, mas as primeiras informações são surpreendentes.
Thiel quer reorganizar a forma como as comunidades estão estruturadas, a política dos países e cidades, as leis e empreendedorismo dos cidadãos. Todas estas ideias reúnem-se no Seasteading Institute, um projecto de “empreendedores libertários” que querem criar cidades flutuantes, comunitariamente sustentáveis e auto-suficientes. Novas cidades para novas políticas.
O empreendedor alemão já doou €1.000 milhões (R$2,6 mil milhões) para o projecto, mas há vários outros fundadores, como Patri Friedman, neto do economista Milton Friedman. “Estava frustrado pela forma como a sociedade norte-americano está estruturada”, explica Patri. Segundo ele, se os cidadãos estão descontentes com o seu Governo – ou com os sucessivos governos – então devem começar de novo, por exemplo, numa cidade flutuante.
Para já, e enquanto as cidades flutuantes continuam na área da ficção científica, o Seasteading Institute investe noutros projectos ligados ao empreendedorismo no mar. Um deles, idealizado por Max Marty e Dario Mutabdzija, resultou numa start-up que procura resolver um dos grandes problemas de Silicon Valley: como atrair engenheiros e empreendedores que não conseguem vistos de trabalho.
A pesquisa que levou à criação da Blueseed tem como pano de fundo a reabilitação de um grande navio, colocado na costa de São Francisco, Estados Unidos, e que será local de trabalho – e não só – de dezenas de profissionais.
Tendo o mar como recurso estratégico, o próximo passo é a construção de plataformas flutuantes, apesar dos enormes custos. E, aí, teremos cidades sustentáveis, tecnologicamente e legalmente viáveis.

PRIMAZIA À AGRICULTURA ORGÂNICA OU BIOLÓGICA


A opção preconizada por um dos mais pequenos países da Ásia - o Butão - de interditar, a curto prazo, no seu território, o uso de químicos artificiais na agricultura é meritória, porque amiga do ambiente.
Será que seria possível estender esta medida a todos os países e alimentar a população mundial? Independentemente de qual seja a resposta a esta questão, a decisão dos governantes do Butão não prejudicará seguramente o nosso planeta, antes pelo contrário!


O Butão, pequeno reino dos Himalaias conhecido pelo ranking de felicidade, quer tornar-se a primeira nação do mundo a ter 100% da sua alimentação através de agricultura orgânica ou biológica.
Segundo a AFP, o Butão – que fica entre China e a Índia – quer acabar com os químicos artificiais na agricultura nos próximos dez anos, tornando as suas colheitas de trigo, batatas e fruta 100% orgânica.
“O Butão decidiu-se pela economia verde devido à tremenda pressão que estamos a tirar do Planeta”, explicou o ministro da agricultura, Pema Gyamtsho. “Se fizermos uma agricultura intensiva teremos de utilizar muitos químicos, o que não vai de encontro à nossa crença no budismo, que nos pede que vivamos em harmonia com a natureza”.
Com 700 mil pessoas – dois terços depende da agricultura – o Butão é conhecido pelo seu ranking de Felicidade Nacional Bruta – em contraponto ao Produto Nacional Bruto – uma avaliação que está em discussão nas Nações Unidas e que já obteve a aprovação da Inglaterra e França, entre outros.
O Butão centra o seu desenvolvimento económico na protecção do ambiente e investimento em bem-estar, nem que para isso tenha algumas decisões pouco compreensíveis para o estilo de vida global. Assim, o país baniu a televisão até 1999, proíbe o turismo de massas – para proteger a sua cultura – e instituiu recente dia o “Dia do Pedestre” – a terça-feira. Nesse dia, os carros não podem circular nas cidades.
“Apenas os agricultores com estradas com bons acessos ou transportes têm acesso aos químicos”, explicou Gyamstho. A utilização de químicos na agricultura já é “muito baixa”, pelo que não será complicado acabar totalmente com ela.
O mercado global de produtos orgânicos ou biológicos valia, em 2010, 44,5 mil milhões (R$116,6 mil milhões). O Butão, por exemplo, já exporta cogumelos raros para o Japão, vegetais para a Tailândia, maçãs para a Índia e arroz vermelho para os Estados Unidos.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CONCURSO DE BANDAS


Vão estar 18 bandas no palco co Live Music Experience. Hoje, pelas 22.30 horas, os Carol Line, uma banda que integra músicos do concelho de Salvaterra de Magos, vai tocar no Cinema City em Alvalade. Na sua página nas redes sociais a banda apela aos fãs para aparecerem, pois as entradas são livres.


Desejamos-lhes naturalmente os maiores sucessos e que possam ir longe neste concurso. Isso depende em grande medida de quem possa estar no evento e escolha votar nesta banda. Boa sorte!

"VELHOS SÃO OS TRAPOS"...


Esta é a pirâmide etária (2010) que caracteriza actualmente o nosso País (fonte INE). Nela são já muito visíveis os sinais de envelhecimento da população. 
Para que melhor percepcionemos este fenómeno temos de seguida a sobreposição de duas estruturas etárias da nossa população, separadas por 55 anos.


Infelizmente os indicadores que temos hoje não nos permitem perspectivar qualquer melhoria da situação.
Em 2010 tínhamos 500,7 mil crianças até aos 4 anos e 2,17 milhões de pessoas dos 0 aos 19 anos. Na mesma data os que ultrapassavam os 80 anos eram 517,5 mil cidadãos e os que chegavam aos 65 anos eram 1,43 milhões.
Em 2030 as crianças até aos 4 anos serão 434 mil e os que têm até aos 19 anos fixam-se em 1,88 milhões, uma diminuição da ordem dos 15%. Mas nos escalões etários correspondentes aos mais velhos a evolução é em sentido contrário. Os que ultrapassarão os 80 anos chegarão a 755,1 mil cidadãos e os que atingirão os 65 anos serão 2,64 milhões e destes 57% serão mulheres.


em 2050, as crianças até aos 4 anos serão 411 mil e os que têm até aos 19 anos serão 1,75 milhões, cada vez menos. Nos seniores, os que passarão os 80 anos serão mais de um milhão (1,16 milhões) e os que farão 65 anos chegarão a 3,42 milhões.


Fica claro, pela análise destes números, que enquanto as crianças e os jovens verão o seu número reduzido, no período 2010-2050, em 20%, o número dos mais velhos será duas vezes e meia o que se verifica hoje. Os que terão mais de 65 anos em Portugal, daqui a 40 anos, rondarão 3,5 milhões de pessoas.
É preciso ter estes dados em conta, seriamente!...

TORNEIO DE FUTEBOL DE 7


Estão abertas as inscrições, até ao final do corrente mês de Outubro, para o 1º Torneio de Futebol de 7 que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a organizar.


O torneio é destinado a maiores de 18 anos do sexo masculino, e haverá também uma competição no feminino para as jovens que tenham mais de 14 anos.


Como referido no cartaz que divulga a iniciativa, as inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas, o mais rapidamente possível, nas instalações das piscinas municipais, em Salvaterra de Magos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

OS ESGOTOS PLUVIAIS SÃO RESPONSABILIDA DA CÂMARA


A rede pública de recolha das águas pluviais mantém-se sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Infelizmente o défice neste serviço mantém-se inalterado na última década e meia. Nada de verdadeiramente significativo foi feito neste domínio.
Mas o caso mais gritante e gritado pelos autarcas residentes em Marinhais (Presidente da Junta de Freguesia, Fátima Gregório, e vereador João Manuel Simões, entre outros) tem sido o sistemático adiamento, por parte do executivo camarário de maioria BE, que incumpre com todas as promessas que vai fazendo, de avançar com a construção/remodelação da rede pluvial na zona central de Marinhais.
Ao longo de anos e anos, todos os anos, as águas galgam lancis, inundam os passeios e à passagem dos carros tudo fica molhado – pessoas, lojas, vitrinas, etc. 
Aqueles autarcas socialistas já por diversas vezes alertaram para o facto de a Rua João Pinto de Figueiredo, a zona da Igreja velha de Marinhais (na foto acima), a Rua do Cartaxeiro e até troços da EN 367 continuarem a debater-se com inundações. Lamentavelmente a Câmara Municipal ainda não considerou prioritário intervir naquele local. Custa a crer que pelo menos ali - o centro de serviços e comércio da vila - a Câmara não tenha ainda resolvido o problema! Certamente que este ano a história se voltará a repetir!...


Já alertámos, neste espaço, e nas reuniões de Câmara, para a necessidade de os Serviços Municipais cuidarem, limparem e desobstruírem também as sarjetas da vila de Salvaterra de Magos, antes que a época das chuvas arranque em força.


Um pequeno período de chuva, como o que tivemos, e já a Rua do Rossio, junto à sede dos Escuteiros de Salvaterra de Magos ficou, num pequeno troço, submersa e ao que tudo indica exactamente por falta de uma adequada limpeza dos sumidouros. Fica de novo o alerta para evitar situações semelhantes.

SALVATERRA VENDE ARROZ PARA A CHINA!...


Não é surpresa para nós, que recentemente tivemos oportunidade de visitar a Orivárzea, uma unidade industrial sediada na freguesia e concelho de Salvaterra de Magos, mas não deixa de ser uma notícia positiva - tendo presente a dimensão do mercado de que falamos - a exportação de arroz português para os bebes chineses. 


Só a qualidade do produto que aqui produzimos poderá explicar o interesse do "gigante" asiático. Ainda bem que assim é!