terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A AGRICULTURA VOLTA A SER OPÇÃO


Entre a emigração, a agricultura e as escassas oportunidades no território nacional, os nossos jovens continuam a procurar uma saída profissional. Estão a ser anos muito complicados e é muito difícil, alguém, conseguir descortinar uma “luzinha ao fundo do túnel”.
É preciso que o espaço europeu encare com determinação esta realidade, o desemprego afecta sobremaneira os países do sul da Europa, E o único caminho que parece evidente é o do desenvolvimento e o crescimento económico, a dificuldade está em trilhá-lo. Mas como a vida se faz da conquista e sucessão de pequenas etapas, então vai ser preciso que os governantes, os autarcas, os empresários, os empreendedores e os jovens, em particular, consigam em cada pedaço do território nacional fixar investimentos, promover e dinamizar as actividades económicas que já se encontram no terreno, incrementar e apoiar novos projectos, abraçar desafios, potenciar capacidades e património natural e cultural. Desistir não é opção!...


São cada vez mais os jovens licenciados a procurar a agricultura. Nos últimos três meses de 2012, subiu para 250 por mês o número de candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

Sem colocação na sua área de formação, é na agricultura que advogados, arquitectos, designers e até informáticos encontram a solução para os problemas financeiros e de falta de emprego que atravessam.

Pela Associação de Jovens Agricultores de Portugal passa a maioria dos casos, com pedidos de apoio e de esclarecimento. "É o fim da linha para eles", afirma à Renascença Ricardo Brito Pais, da associação.

Mas o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luís Mira, faz questão de deixar o aviso: "Hoje, para se ganhar dinheiro na agricultura, é preciso ser um especialista, ter um conhecimento técnico profundo e ter quem compre os produtos".

Sem comentários:

Enviar um comentário