segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A LOTARIA DA VIDA


É do senso comum que a qualidade de vida que podemos vir a ter depende em grande medida do país onde vivemos e nascemos. Nos lugares de topo do estudo que seguidamente noticiamos surgem países como a Suiça, a Austrália, três dos países escandinavos, Singapura, Nova Zelância e, entre outros, a Holanda.


Neste estudo, como veremos adiante, entram variáveis como o PIB, nível de alfabetização, a esperança e a qualidade de vida.

A Suíça, com 8 milhões de habitantes, é o melhor lugar para se nascer este ano em todo o mundo, tendo em conta 11 indicadores socioeconómicos, como nível de alfabetização da população, expectativa de vida, PIB, respeito pelos direitos humanos e nível de vida, revela um estudo feito pela revista The Economist designado de «Lotaria da Vida». Portugal ocupa a 30ª posição no ranking.

 De acordo com o estudo, a Nigéria é o pior lugar onde uma pessoa poderia vir ao mundo em 2013. Os Estados Unidos, que lideravam o ranking num estudo semelhante em 1988, dividem agora a 16ª posição com a Alemanha.
Atrás da Suíça, que subiu 12 posições desde o último levantamento, está a Austrália em segundo lugar, seguida pela Noruega, Suécia, Dinamarca, Singapura, Nova Zelândia, Holanda, Canadá e Hong Kong. O Brasil ocupa a 37ª posição.
Países com pequenas economias dominam as 10 primeiras posições ranking, e metade destes são europeus, mas apenas um faz parte da zona euro, a Holanda, que ocupa o oitavo lugar.
Assolados por uma grave crise económica, a Espanha encontra-se em 28º lugar, Portugal em 30º e a Grécia em 34º.
A  The Economist afirmou que o estudo é «sério» e que cada vez mais o local de nascimento terá um maior peso no futuro dos indivíduos. «A pesquisa tenta avaliar quais os países que oferecem as melhores oportunidades para uma vida próspera e saudável nos anos que vindouros», afirma.

Sem comentários:

Enviar um comentário