domingo, 13 de janeiro de 2013

AUTO-ESTRADA FUTURISTA


Esta notícia revela de alguma forma “um caminho” que parece em contraciclo com o actual afastamento entre cidadãos.
Passámos das brincadeiras nas ruas para os jogos no computador, deixámos de nos encontrar e conviver nas ruas e bairros e vamos suprindo essa lacuna na internet, partilhávamos associações e colectividades, conversávamos, cultivávamos as relações de vizinhança, e embora persistam “bolsas de resistência” há um crescente afastamento entre as pessoas no trabalho, nas relações, na vida. O individualismo está a ganhar à vida em comunidade, o egoísmo vence a solidariedade, a agressividade ultrapassa largamente a gentileza e a educação.
O planeamento urbano, a gestão sustentável do planeta, a correcção de condutas, a necessidade de utilizarmos transportes públicos ou viaturas que sejam ambientalmente seguras, pode levar as comunidades a terem de se reunir e unir para encontrar soluções que a todos sirvam, e isso só se fará se houver espaços de reflexão e momentos de diálogo.


Imagine um mundo onde as cidades de Boston e Washington estão ligadas por uma super auto-estrada futurista que engloba transportes alternativos. Esta é a visão em que assenta a proposta da empresa Howeler and Yoon para a competição Audi Urban Future – a auto-estrada BosWash.
O projecto centra-se num simplificado sistema de transporte público e individual, designado de BosWash. A infra-estrutura une facilmente os subúrbios às cidades em causa e as cidades entre si, ligando todas as comunidades futuras à actual auto-estrada Interstate 95. A empresa acredita que, numa questão de décadas, as pessoas possam migrar para esta artéria de transporte principal capaz de albergar ao mesmo tempo autocarros, comboios, metropolitanos e carros individuais.
A super auto-estrada BosWash é única, uma vez que gira em torno de uma estrada já existente, com mais de 724 quilómetros, ao invés de exigir a construção de uma infra-estrutura totalmente nova. O futuro do transporte, de acordo com a Howeler and Yoon, baseia-se simplesmente numa evolução das pessoas e das comunidades, crescendo a partir do que já temos actualmente.
O projecto nasceu quando a marca Audi convidou quatro empresas para explorar a forma como as cidades do futuro irão depender do transporte urbano. Com a data de 2030 em mente, a Howeler and Yoon retratou a região de New England como um lugar que já não abraçará o típico sonho suburbano de uma casa isolada no meio de um extenso relvado. Eles prevêem, isso sim, que as sociedades futuras se integrem entre elas e combinem as suas necessidades de transporte, de forma a terem um ambiente mais limpo e mais verde à medida que possibilitam aos habitantes viagens rápidas e eficientes.
Esperemos para ver como tomará forma esta ideia do futuro, à medida que evoluem as necessidades da população e do meio ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário