quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 23-01-2013


A Srª Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos não esteve na reunião, informaram-nos que tirara 2 dias de férias.

No período antes da Ordem do Dia o vereador Manuel Neves (BE), entre outros asssuntos, lembrou que estão a ser limpas as valas e valetas no Granho, freguesia onde se aplica algum toutvenant em estradas de terra batida. Deu conta de pequenas reparações de canalização, carpintaria e electricidade em escolas e jardins-de-infância (em Muge, Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo e Marinhais), que as equipas de remendagem de pavimentos betuminosos tinham intervido em Foros de Salvaterra, Marinhais e Salvaterra de Magos. Em Salvaterra de Magos decorrem ainda trabalhos de melhoria das instalações oficinais da Câmara Municipal e, em parceria com a Junta de Freguesia, as obras de requalificação do Parque Infantil de Salvaterra de Magos. Disse que em relação ao posto da GNR de Salvaterra de Magos e depois de reunião com o Sr. Secretário de Estado, a Câmara Municipal faria uma candidatura ao QREN (fundos comunitários) para conseguir 85% das verbas necessárias à execução das obras de adptação da antiga escola primária Marechal Carmona (escola da Avenida) a quartel da GNR. O vereador bloquista informou que era intenção da Câmara Municipal interpor em conjunto com as Juntas de Freguesia do Granho e dos Foros de Salvaterra uma providência cautelar contra a entrada em vigor da lei que reduz o número de freguesias. Em relação aos temporais este vereador informou que a CMSM tinha disponibilizado equipamentos e meios humanos em quase todas as freguesias e saudou a articulação entre o serviço municipal de protecção civil, a GNR e os bombeiros. A este propósito o vereador socialista João Manuel Simões fez a intervenção que de seguida se reproduz, onde não esqueceu o trabalho e o esforço desenvolvido por particulares e pelos autarcas e funcionários das freguesias.


[O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) associou-se à saudação aos bombeiros, GNR, protecção cicil e funcionários da Câmara e das Juntas de Freguesia]

A vereadora Margarida Pombeiro (BE) falou da exposição sobre Timor Lorosae que está na Biblioteca Municipal em Salvaterra de Magos e da sobre Marcadores de Livros (ver post ontem publicado) que está no polo da biblioteca em Marinhais. Informou que prossegue o trabalho da CMSM de divulgação da cultura avieira junto das escolas do 1º ciclo e agora também junto da Escola Profissional de Salvaterra de Magos.
O vereador Luís Gomes (BE) fez duas intervenções, uma criticando o regime jurídico que querem impor ao Poder Local, que tem que ver com as suas competências, o seu financiamento e ao mesmo tempo que corta lugares de assessores nas Câmaras Municipais cria lugares para ex-autarcas ao nível das Comunidades Intermunicipais (CIM). Disse que este regime “é uma vergonha” que favorece as maiorias e prejudica as minorias. A outra intervenção foi crítica do Presidente da República por ter promulgado a lei que extingue mais de 1.100 freguesias e por não ter ouvido os autarcas e as populações.
O vereador Helder Esménio (PS) iniciou as suas intervenções com uma referência ao falecimento do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Sr. Armando Rafael de Oliveira, esperando que a instituição possa encontrar uma pessoa tão empenhada como ele o foi. Referiu-se às notícias que vieram a público sobre os nossos Bombeiros Voluntários e saudou o Glória Moto Clube pelos seu aniversário e pela sua dinâmica.


[O Sr. Vereador Manuel Neves (BE) havia também saudado o aniversário do Glória Moto Clube e o 4º aniversário do Rancho Etnográfico da Várzea Fresca].
Aquele vereador socialista fez uma outra intervenção em que destacou quatro temas – a promulgação do Decreto da Assembleia que impõe a extinção de freguesias, o aniversário do Centro de Bem Estar Social da Glória do Ribatejo, a passagem e as comemorações do 4º aniversário do Rancho Etnográfico da Várzea Fresca e o lançamento de um livro de poemas por Almerinda Feijão, uma concidadã da Várzea Fresca.



O vereador Helder Esménio terminou a sua intervenção referindo-se ao estudo da Universidade da Beira Interior que coloca o nosso concelho no último lugar distrital no que diz respeito ao ranking do desenvolvimento económico e social e da qualidade de vida das populações. Este autarca socialista criticou o Sr. Vereador Manuel Neves por ter afirmado que a UBI teria de se retratar pois aquela classificação não corresponde à situação existente, lembrando que estamos a falar de uma prestigiada universidade portuguesa e que o trabalho é técnico e científico envolvendo várias variáveis cujos valores foram determinados pelo INE. Disse estar disponível para “esmiuçar” os resultados mas não para desvirtuar universidades ou trabalhos científicos. A este propósito o vereador Jorge Burgal (ex-PSD) afirmou que o estudo devia estar incorrecto por achar que a diferença entre o nosso concelho e os vizinhos está exagerada. Reconhece que o concelho ficou para trás dando como exemplo a área empresarial que o Cartaxo está a inaugurar, quando aqui nem existe uma ideia de desenvolvimento.



O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) deixou também um voto de pesar pelo desaparecimento do Provedor da Santa Casa da Misericórdia e afirmou ainda que com a promulgação pelo Presidente da República da lei que determina a extinção de freguesias se fecha um ciclo legislativo. Embora dizendo que não se deve deixar de cumprir a lei, concorda que a ANAFRE e a ANMP liderem um processo nacional de contestação à lei através do recurso às providências cautelares.

No período da Ordem do Dia os vereadores aprovaram um apoio de 10.000€ ao Centro de Recuperação Infantil de Benavente (CRIB) e foram retirados da ordem do dia os pontos relativos aos apoios à Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos e à Sociedade Filarmónica de Muge. Foram ainda aprovadas, entre outros, algumas isenções de taxas de licença especial de ruído, de ocupação de via pública, de recinto provisório e/ou improvisado relativas a iniciativas das nossas associações.

7 comentários:

  1. Então a Srª adia a reunião por compromissos profissionais e depois não está presente na 2ª data porque tirou 2 dias de férias!!!!!!!! Isso é gozar com esta "m****" toda, com quem votou nela, com quem trabalha com ela, com quem foi eleito para fazer oposição, com quem leva o exercicio da actividade autárquica com profissionalismo e dedicação, enfim com aqueles que como eu com os seus impostos lhe pagam o salário. É precico não ter vergonha na cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor EA, você acha que quem votou nela sabe ou se preocupa com isso, você não deve é de ser Salvaterra e vão novamente votar em quem ela indicar e não por ignorância é porque querem votar, ser´que não chegaremos ao 308 lugar

      Eliminar
  2. Ao ponto que este País chega!! Um instrutor de condução pede a uma das Universidades mais prestigiadas do País que se retrate das conclusões de um estudo apenas porque o Sr pensa estarem as mesmas erradas porque desfavorecem o Concelho onde ele é Vice-Rei. Atingiu-se a mais pura falta de vergonha e de pudor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo do modo de abordagem, pois um eleito local é-o, independentemente da actividade profissional que desenvolva, todas são igualmente dignas.
      Não "censuro" o seu comunicado porque também eu fiquei surpreendido com a forma como o BE encarou o estudo. O que se espera de quem é autarca é que pelo menos tenha a humildade de analisar o estudo, verifique as variáveis que foram consideradas, divirja ou não delas, defenda que outras tenham também de ser consideradas, agora publicamente dizer que a UBI se deve retratar é de algum modo um excesso que não podia ser silenciado. Nisso estou de acordo consigo.

      Eliminar
  3. eu acho que o sr. vice-presidente tem toda a razão, a UBI tem que se retratar o nosso concelho deve estar a ser favorecido, eu acho que até deve estar muito bem classificado. Devemos estar lá pelos 300ª lugar no minímo. Por amor de deus já estamos fartos que nos enganem que nos mentem ano após ano, não venham agora dizer que quem fez o estudo é que está errado e que não sabe o que está a fazer que é incompetente. Nós sabemos muito bem quem não fez o que devia estes anos todos e quem foi incompetente.

    ResponderEliminar
  4. Abaixo os doutores da UBI, sinceramente, não percebem nada disto. Estes inteligentes que (des)governam o Concelho é que são um supra sumo de inteligência e competência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo vamos a eles Miguelistas.
      e viva a Assunção Cristas

      Eliminar