sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

RUPTURA NA SAÚDE DO CONCELHO

Posto de Saúde, Glória do Ribatejo

São cada vez maiores os problemas que se colocam às populações do concelho de Salvaterra de Magos para ter acesso a um médico de família. Como por diversas vezes noticiámos neste espaço, temos 12.000 utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) das freguesias de Glória do Ribatejo, Granho, Marinhais e Muge - com apenas dois médicos de família a tempo inteiro, um no Posto de Saúde da Glória do Ribatejo, o outro no de Marinhais, quando antes havia o dobro.
O SNS encerrou os postos de saúde de Muge e do Granho prometendo a essas populações que seriam adequadamente atendidas no posto de saúde da Glória do Ribatejo. Meses depois foi embora uma das duas médicas que ali prestava serviço e tudo se agravou ainda mais!...
A notícia que seguidamente se reproduz do semanário O MIRANTE reflecte um pouco o descontentamento de toda a gente, do qual não se alhearam os presidentes das juntas de freguesia de Glória do Ribatejo e de Marinhais, João Batista de Oliveira e Fátima Gregório. Se não for com a ajuda da comunicação social local e regional dificilmente os Serviços do Ministério da Saúde encontrarão uma solução para este problema.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

6 comentários:

  1. E nesta questão das consultas os cidadãos de Muge e Granho não teem a possibilidade de marcar as mesmas no Portal da Saúde, porque.... não adianto a resposta... já pedi ao senhor Engº para averiguar junto da ACES.
    A resposta da dra responsável da altura era no mínimo engraçada, para não usar termos menos apropriados.
    Veremos o que lhe respondem, pois pelo que sei o senhor já começou a tratar do assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Solicitámos reunião à então responsável do ACES da Lezíria II Drª Luísa Portugal que recusou fazê-la pois estaria iminente a sua substituição e que faria chegar o nosso pedido à nova responsável quando chegasse.
      Assim que soubemos que a Drª Paula Rodrigues já estaria empossada, depois de alguma reformulação que aconteceram também nos ACES, insistimos na necessidade de reunirmos com ela.
      A reunião vai acontecer logo que seja aprazada a data e a hora... e é aí que colocarei a questão de que fala.

      Eliminar
  2. E os Presidentes de Junta de Muge e do Granho? Continuam a fazer como a avestruz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece pertinente, ou sequer recomendável, procurar também no que diz respeito á saúde dos cidadãos clivagens partidárias. Sabemos todos que uma gestão camarária mais dinâmica, mais presente, mais proactiva poderia conseguir, como se consegue em outros concelhos nossos vizinhos, melhores resultados. Mas nós preferimos, também nesta matéria, porque é essencial para a vida das pessoas, procurar antes pontos de entendimento e de união.
      Como compreenderá não estou em condições de falar no Sr. Presidente da Junta do Granho, no que diz respeito a César Diogo, Presidente da Junta de Muge o que diz é imerecido. É ele um dos autarcas socialistas que mais tem pressionado a reunião com a nova directora do ACES da Lezíria e um dos que já conseguiu garantir a sua disponibilidade para nos receber.
      Não temos grandes expectativas, mas seguramente que a Drª Paula Rodrigues ficará a conhecer melhor o que temos, e o que não temos, na saúde do concelho.
      Por ora não lhe posso adiantar mais nada. A seu tempo o farei.

      Eliminar
  3. Corroboro totalmente as suas palavras no que diz respeito ao César,tem sido proactivo nesta matéria, mas infelizmente a antiga diretora do ACES sempre demonstrou nuita insensibilidade.
    Esperemos que a mudança seja para melhor, nos pequenos e grandes pormenores.
    Farei chegar-lhe, se tiver alguma relevância, a missiva que recebi da dita senhora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem relevância sim, agradeço que ma faça chegar, pois pode ser útil na exposição dos problemas com que nos deparamos.

      Eliminar