domingo, 6 de janeiro de 2013

UMA RESISTÊNCIA MILENAR


A notícia que seguidamente se publica demonstra bem que nem sempre o que julgamos mais frágil o é de facto. Imaginar que existem pontes de madeira com 1.000 anos que resistem sem problemas, quando algumas, bem mais recentes, em cantaria de pedra ou em betão já apresentam inúmeras patologias e/ou deficiências estruturais faz-nos certamente reflectir. Creio que a “lição” essencial que podemos retirar é que a qualidade da manutenção/conservação é que faz toda a diferença!...


É caso para dizer: já não se fazem pontes assim. A China tem milhares de pontes de madeira com mais de 1.000 anos e que continuam a ser utilizadas todos os dias, demonstrando que os homens e mulheres que as construíram eram excelentes artesãos e engenheiros.
Segundo explica o Daily Mail, o conhecimento necessário para a manutenção destas pontes sustentáveis foi passado de pai para filho, ao longo dos anos, mantendo-se ainda nas regiões rurais onde elas ainda persistem.
As pontes encontram-se suspensas entre dois pontos recheados de verde e árvores. A madeira mantém-se segura, apesar dos anos, sendo que a construção está funcional e é utilizada diariamente nas províncias de Fuijan e Zhejiang, na costa sudeste chinesa.
As pontes, verdadeiras obras-primas arquitectónicas, são consideradas monumentos pela República Popular da China. Nos últimos anos, devido à rápida urbanização, a construção das pontes de madeira tem decrescido, mas ainda há poucos anos ela era incentivada.

Sem comentários:

Enviar um comentário