sábado, 23 de fevereiro de 2013

ÁRCTICO PERDE GELO


As notícias sobre os quilómetros e quilómetros de m3 de gelo que vão desaparecendo do Oceano Árctico, na última década, são cada vez mais frequentes. O aquecimento global vai deixando um rasto de sinais que muitos governantes teimam em não valorizar. Até um dia!...


Uma equipa internacional de cientistas descobriu, através de novos dados do satélite europeu CryoSat, que o volume de gelo do oceano Ártico diminuiu 36% durante o outono e 9% durante o inverno entre 2003 e 2012.
É a primeira vez que os cientistas confirmam "que o declínio da área de gelo oceânico na região polar foi acompanhada por um substancial declínio no volume de gelo", revela um comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA).
Katharine Giles, co-autora de um estudo sobre a descoberta publicado na revista de referência mundial "Geophysical Research Letters", afirma que "os dados do CryoSat revelam que uma espessa camada de gelo desapareceu numa região que vai do norte da Gronelândia ao Arquipélago Canadiano (para oeste) e ao arquipélago de Svalbard, na Noruega (para leste, a norte da Escandinávia)".

Estimar pela primeira vez o volume de gelo perdido

Por sua vez, Tommaso Parrinello, gestor da missão do CryoSat, esclarece que "outros satélites já mostraram diminuições na área gelada do oceano Ártico à medida que o clima foi aquecendo, mas o CryoSat permite estimar o volume de gelo - um indicador muito mais preciso das mudanças em curso".
As descobertas resultaram da colaboração entre cientistas da ESA (organização a que Portugal pertence), University College London, NASA e várias universidades e instituições de investigação americanas.
Desde 2008, estima-se que o Ártico tenha perdido 4300 quilómetros cúbicos de gelo durante o outono e 1500 quilómetros cúbicos no inverno.
O CryoSat é um satélite de observação da ESA destinado a determinar as variações na espessura da calota de gelo oceânico da Terra, bem como perceber até que ponto as camadas de gelo da Antártida e da Gronelândia estão a contribuir para a subida global do nível do mar.

Ler mais:
  http://expresso.sapo.pt/gelo-do-artico-encolheu-36-no-outono-e-9-no-inverno-em-dez-anos=f786935#ixzz2KoxzQQdM

Sem comentários:

Enviar um comentário