quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

AUTARQUIAS FAMILIARMENTE RESPONSÁVEIS


A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) decidiu criar o conceito de “Autarquia Familiarmente Responsável”. Este indicador deve ser considerado tendo em atenção duas vertentes: a autarquia enquanto entidade empregadora e a autarquia enquanto entidade facilitadora da vida dos seus munícipes, em particular das famílias que desejam ter 3 ou mais filhos.


Para o efeito a APFN constituiu um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis, que tem os seguintes objectivos:
  • Dar visibilidade às autarquias que se destaquem neste âmbito;
  • Potenciar a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros;
  • Colocar ao dispor das autarquias uma equipa pluridisciplinar, constituída essencialmente por pessoas da área da sociologia, psicologia, assistência social e familiar e economia que, com experiência nos âmbitos da família e das autarquias possam contribuir positivamente para a avaliação de medidas nesta área, quer previamente quer a posteriori.

No ano de 2012 as autarquias distinguidas com as melhores práticas adoptadas foram as Câmaras Municipais de Abrantes, Amadora, Boticas, Cascais, Estarreja, Faro, Funchal, Fundão, Guarda, Lisboa, Loures, Lousã, Mealhada, Mértola, Miranda do Corvo, Praia da Vitória, Seia, Vieira do Minho e Vila Nova de Foz Côa. 
Mereceram ainda uma menção honrosa as Câmaras Municipais de Águeda, Angra do Heroísmo, Cantanhede, Coimbra, Évora, Montijo, Oeiras, Póvoa de Lanhoso, Santarém, Sintra, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Vila de Rei, Vila Real e Vila Real de Santo António.

Ler mais: http://www.observatorioafr.org/index.asp.

Sem comentários:

Enviar um comentário