terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CENTRO ESCOLAR DE MARINHAIS, UM GRANDE ATRASO


Há 2 anos que a obra de construção do Centro Escolar de Marinhais parou ou,  dito de outro modo, tem quase 2 anos um atraso que prejudica as crianças de Marinhais. É que desde que a obra do novo Centro Escolar foi aprovada pelos fundos comunitários (QREN) - que a financia em 85% - que se deixou de investir de modo significativo - para não desperdiçar dinheiros públicos, naturalmente - na melhoria das condições dos espaços escolares existentes.
Esta derrapagem de 2 anos deveu-se inicialmente ao “abandono” da obra por parte do empreiteiro, em resultado de dificuldades financeiras. O que muitas pessoas têm dificuldade em compreender é que de lá para cá tenha passado tanto tempo para escolher novo empreiteiro! Vamos explicando-lhes que os procedimentos administrativos associados a este tipo de problemas são sempre muito penosos e demorados.


Entretanto, a maioria decidiu “travar” a nova adjudicação desta obra, dado que um dos concorrentes tinha entregue uma providência cautelar. É uma opção que se pode discutir pois só uma decisão de um juiz tem efeitos suspensivos, pelo que se poderia ter continuado a tramitação burocrática, mas como diz o Povo: "Todo o cuidado é pouco". 
Felizmente o assunto parece estar solucionado, o que nos deixa naturalmente satisfeitos, daí que na Ordem do Dia da reunião da Câmara Municipal de amanhã - como pode constatar no post anterior -  esteja previsto dar mais um passo no sentido do reatamento dos trabalhos.

4 comentários:

  1. Para bem das crianças, esperemos que seja mesmo desta que o centro escolar seja construído!

    Já agora, também seria bom se a Rua de Macau fosse repavimentada, pois está em péssimas condições...e certamente será um dos acessos ao centro escolar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o assinalámos também em reunião de Câmara por diversas vezes. Apesar de a repavimentação da Rua de Maau já ter sido por diversas vezes anunciada em Planos e orçamentos da Câmara, creio que este ano o vai ser, finalmente!...

      Eliminar
  2. Esperamos bem que sim que para bem das crianças o centro escolar vá avante, as escolas de Marinhais não têm as minimas condições para as crianças...
    Mas estou um pouco renitente, estou cm São Tomé, ver para crer...

    ResponderEliminar
  3. Ora viva caros Bloguistas, é claro que o centro escolar de Salvaterra de Magos e o de Marinhais são de uma enorme importância para as crianças, ficam com melhores condições de infraestruturas, melhores técnicas de ensino etc. etc. tudo isto é natural num país que continua em vias de desenvolvimento. O que eu não acho correcto são as crianças dos Foros de Muge do Granho e da Glória ficarem em escolas mandadas construir pelo Sr. António oliveira Salazar e que os Senhores do pós 25 de Abril não tiveram coragem nem dignidade de Remodelar. O chão das salas de aula é vergonhoso, as pinturas, humidade, o exterior é miserável, sem o mínimo de condições, portanto vamos ter neste concelho do 3ª Mundo, escolas de Elite e escolas .......continua a haver descriminação e tratos diferentes para realidades iguais.

    ResponderEliminar