domingo, 24 de fevereiro de 2013

COMO PROTEGER A TERRA DO EMBATE DE CORPOS CELESTES?!


Esta notícia que podia passar despercebida assume maior relevância pelos danos causados pela queda de um pequeno meteorito na Rússia, no passado dia 15 de Fevereiro, cuja explosão ao entrar na atmosfera gerou um conjunto de projecções e uma onde de choque que causou muitos danos materiais, ferindo centenas de pessoas, a maior parte das quais com pouca gravidade, felizmente!
A questão que se coloca é o que teria acontecido se o embate na terra fosse causado por um corpo celeste de maiores dimensões. Julgo não estar a errar se disser que uma das teorias científicas que explica o fim dos dinossauros à superfície da terra, tem por base a queda de um meteorito com cerca de 10 Km, o que provocou até um desvio no eixo da terra. Esta enorme força, de um objecto de dimensões relativamente pequenas, explica-se pela aceleração a que ele se movimenta no espaço antes de embater no nosso planeta.


Europeus, russos e norte-americanos estão a estudar a melhor maneira de desviar qualquer corpo celeste que ameace a Terra e a realização de um ponto da situação está marcado para março, em Bruxelas.
Um asteroide de 45 metros de diâmetro e 135 mil toneladas de peso passa hoje [no passado dia 15 de fevereiro de 2013] perto da Terra, a uma distância de cerca de 28 mil quilómetros, um décimo da distância entre o "planeta azul" e a Lua.
Segundo a agência espacial norte-americana, NASA, trata-se do maior corpo celeste alguma vez detetado a passar tão perto da Terra, mas não existe risco de colisão.
Se houvesse essa possibilidade, tentar fazer explodir o asteroide não seria uma solução, disse à agência noticiosa francesa AFP Erwan Kervendal, responsável pelo "dossier" na Astrium, subsidiária do grupo europeu de aeronáutica e defesa (EADS).
"Ninguém quer explodir um asteroide, isto não é Hollywood, e o remédio podia ser pior do que o mal ao multiplicar os riscos" devido à fragmentação do objeto, explicou.
Kervendal disse que estão a ser estudadas três opções "para desviar um objeto que ameace a Terra".

Desviar, atrair ou bater?

Uma consiste em "bater com força no objeto celeste (...) perto do seu centro de gravidade (...) num determinado ângulo para o desviar". Este é o cenário em que trabalham os europeus, como Kervendal.
Os norte-americanos, por seu turno, trabalham sobre a atração que poderá exercer um veículo espacial colocado perto do asteroide e que funcionaria como um "trator gravitacional", segundo a Astrium.
Os russos estudam uma terceira opção, um desvio da trajetória devido à onda de choque provocada por uma explosão perto do asteroide.
Em março, em Bruxelas, cientistas e industriais farão o ponto da situação das investigações no "primeiro balanço anual do programa da União Europeia NEO-Shield (Escudo contra objetos próximos da Terra) lançado por três anos no início de 2012", disse Kervendal.
O cientista disse ainda que os estudos não estão "pressionados pelo tempo, porque não deve haver uma verdadeira ameaça de colisão antes de um século".

Ler mais:
 http://expresso.sapo.pt/cientistas-estudam-modo-de-desviar-corpo-celeste-que-ameace-a-terra=f787439#ixzz2KzsOPElz

Sem comentários:

Enviar um comentário