quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

DIA MUNDIAL DA RÁDIO


O ano passado celebrou-se pela primeira vez o Dia Mundial da Rádio. O dia 13 de Fevereiro é a data escolhida pela UNESCO para comemorar o Dia Mundial da Rádio.


Pudemos ler em alguns sites que, de acordo com aquela organização da ONU, esta é uma ocasião única para chamar a atenção para o valor único da Rádio que continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a saber adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos.
No nosso País as rádios locais assumem nas últimas décadas um papel inestimável de valorização e de identificação cultural das populações que servem e, não fora a sua actividade diária, acabaríamos por sucumbir à “ditadura” da mundialização dos conceitos e dos preconceitos, da opinião publicada e da moda e costumes que fazem a vida moderna.
Esse papel de resistência e de divulgação do que se vai fazendo nos diversos territórios do País tem de ser devidamente valorizado pelas pessoas e pelas colectividades e, depois disso, tem de voltar a merecer o apoio das instituições públicas a quem cabe a governação municipal e a preservação da identidade cultural. 
Infelizmente a nossa Câmara Municipal deixou de estar associada a esse esforço. Muitas vezes os poderes políticos reduzem o apoio financeiro à avaliação que fazem da subserviência política ou partidária  e não ao mérito do trabalho jornalístico prosseguido. Culpa de alguns autarcas com estreita visão, mas também de direcções de informação e de programação que se prestam a papéis ou a critérios que extravasam e prejudicam as funções da rádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário