domingo, 3 de fevereiro de 2013

NEM TUDO SÃO MÁS NOTÍCIAS


Há sinais de esperança no que diz respeito à redução da utilização do mercúrio, presente em algumas actividades industriais, pois é um metal que causa graves danos à saúde e ao meio ambiente.
É passo a passo que haveremos de conseguir diminuir a poluição e tornar o planeta mais sustentável.


O mercúrio é um metal altamente tóxico, que apresenta efeitos nefasto na saúde humana e no ambiente, e que é amplamente usado em atividades como a produção de químicos e extração mineira de pequena escala, sendo adicionalmente um componente comum de produtos como termómetros, pilhas e certos tipos de lâmpadas fluorescentes compactas.
O novo acordo, denominado Convenção de Minamata sobre o Mercúrio, estabelece medidas de controlo e redução para um rol de produtos, processos ou indústrias em que o mercúrio é usado, libertado ou emitido.
O tratado deverá ser assinado numa cerimónia que terá lugar no Japão, em outubro, e entrará em vigor após ser ratificado por 50 países, o que deverá demorar cerca de três ou quatro anos, apurou o jornal britânico Guardian, junto da ONU.
“Fechámos um capítulo de uma viagem que levou quatro anos de negociações frequentemente intensas mas, em última análise, bem sucedidas, e abrimos um novo capítulo na direção de um futuro sustentável”, afirmou o diplomata Fernando Lugris, que presidiu às negociações.

Fontes
:www.un.org e www.guardian.co.uk.

Sem comentários:

Enviar um comentário