quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

RADICALISMO AMBIENTAL OU EXCESSO POPULACIONAL


As notícias que nos dão conta do excesso de população, tendo por base os recursos disponíveis no planeta são talvez das que mais nos deviam preocupar, embora sobre este assunto seja possível ter um conjunto de comportamentos demagógicos que dificultam o debate sério do tema!...
Como não tenho a pretensão de neste modesto espaço conseguir fazer esse debate com a qualidade que devia ter limito-me a publicar alumas notícias para pelo menos suscitar a reflexão.


David Attenborough diz que os humanos estão a ameaçar a sua própria existência, assim como de todas as outras espécies, ao usarem todos os recursos do planeta.
As declarações do conhecido apresentador de séries televisivas - que desde 2009 intrega a Optimum Population Trust, organização britânica que faz campanha para o controlo do aumento da população - foram proferidas numa entrevista concedida à britânica Radio Times.
"Nós somos uma praga na Terra. Vai virar-se contra nós por volta dos próximos 50 anos. Não são apenas as mudanças climáticas, é a falta de espaço, de locais para plantar alimentos para esta enorme horda. Ou nós limitamos o nosso crescimento populacional ou a natureza irá fazê-lo por nós, e a natureza já o está a fazer agora".
David Attenborough dá como exemplo os programas televisivos que mostram a fome em países como a Etiópia, para defender a necessidade de se investir na educação sexual para o controlo da natalidade.

"Radicalismo anti-humano"

"Continuamos a criar programas para a fome na Etiópia; é isso que está a acontecer. Há demasiadas pessoas lá. Eles já não se podem sustentar - e não isto não é algo desumano de se dizer. É o que acontece. Até que a Humanidade arranje forma de se organizar e ter uma perspetiva coordenada sobre o planeta, a situação vai continuar a agravar-se repetidamente", insiste.
Declarações que já foram alvo de forte crítica num artigo de opinião de Wesley J. Smith, na publicação norte-americana "National Review", que considera que as palavras do apresentador britânico vão ao encontro da sua tese de que o ambientalismo tem vindo progressivamente a aproximar-se de um "radicalismo anti-humano". 

Attenborough diz que os seus programas estão "fora de moda"

Quanto à sua carreira, David Attenborough, atualmente com 86 anos, declara não estar seguro de que a BBC precisará de o substituir quando se reformar ao fim de seis décadas de apresentação de populares documentários.

O apresentador diz que é uma espécie em vias de extinção, que o seu tipo de programas estão um pouco "fora de moda", por haver hoje formas mais baratas de mostrar a vida animal apenas com as imagens captadas pelas câmaras.



A ONU apela aos Governos de vários países para apostarem em fortes políticas acesso a métodos de planeamento familiar, porque prevê-se que numa década a população mundial tenha mais mil milhões de pessoas a juntar aos 7 mil milhões actuais e os recursos do planeta começam a escassear.
Babatunde Osotimehin, director do Fundo das Nações Unidas para Actividades Populacionais, afirmou que cerca de 220 milhões de mulheres nos países em desenvolvimento querem ter acesso a métodos contraceptivos e não os conseguem obter.
Em declarações à AP no Fórum Económico Mundial, em Davos, Osotimehin disse que são muitas as mulheres que gostavam de ter menos filhos e «30% delas morrem a dar à luz» e apelou para o aumento da «educação sexual» nestes países.

Sem comentários:

Enviar um comentário