quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 6-02-2013


O Sr. Vereador Jorge Burgal por motivos profissionais fez-se substituir nesta reunião pela  vereadora Mariana Bento (PSD).

No período antes da Ordem do Dia o vereador Manuel Neves (BE), entre outros asssuntos, lembrou que estão a ser limpas as valas e valetas no Granho e nos Foros de Salvaterra, freguesia onde está uma equipa de remendagem de pavimentos betuminosos. Deu conta de pequenas reparações de canalização, carpintaria e electricidade em escolas e jardins-de-infância (em Muge, Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo e Marinhais), que a motoniveladora regularizara o Largo das Festas em Marinhais e alguns caminhos em Salvaterra de Magos e que em algumas estradas em terra batida de Marinhais e do Granho se espalha toutvenant. Em Salvaterra de Magos decorrem ainda trabalhos de melhoria das instalações oficinais da Câmara Municipal, de reparação de calçadas, corte de ervas, desinfeção de sarjetas, recolha de sobrantes e reparação de iluminação pública e de semáforos. Na Glória do Ribatejo a Câmara apoia com topografia e uma rectroescavadora uma intervenção de requalificação do Largo da Igreja que a Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo está a levar por diante.
A vereadora Margarida Pombeiro (BE) disse que a partir do Dia dos Namorados (a 14 de Fevereiro) a Câmara teria patente uma exposiçãoPrendas dos namorados” da Glória do Ribatejo, cujo espólio foi disponibilizado pela Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo. Informou ainda que até 6 de Março está a decorrer o concursoSalvaterra em Poesia”.
O vereador Luís Gomes (BE) fez uma intervenção em que condenou a política governamental que extinguiu os Centros de Novas Oportunidades (CNO’s), e que por essa razão prejudica a Escola Profissional de Salvaterra de Magos e todos os que através dela melhoraram os seus conhecimentos e almejaram alcançar a correspondente certificação. O vereador bloquista aproveitou a reunião para reiterar o apoio à Srª Presidente de Câmara, considerando injusta a acusação do Ministério Público (MP) que sobre ela impende de “falsificação de documentos”. Na sequência desta intervenção a Srª Presidente disse que ia contestar judicialmente a acusação, que ia distribuir um comunicado descrevendo a sua leitura dos factos e aproveitou para revelar mais uma vez que coabita muito mal com as decisões judiciais que lhe são desfavoráveis, voltando a criticar a governação socialista da Câmara Municipal de há duas décadas. [Em resposta os vereadores socialistas, que respeitam o sistema judicial, a separação de poderes e a presunção de inocência de qualquer arguido, mesmo quando ele é opositor político, como é o caso dos autarcas BE envolvidos, disseram que não comentavam a acusação que foi feita à Presidente de Câmara, em resultado dos factos investigados pela Inspeção (IGAL) e pela Polícia Judiciária (PJ)]
A Srª Presidente de Câmara informou que estava a preparar-se a programação do mês da enguia, cuja apresentação à comunicação social está aprazada para 18 de fevereiro na Casa Cadaval, em Muge, Referiu que a obra do Centro Escolar de Marinhais iria ser retomada (ver post de anteontem) logo que o contrato com o novo empreiteiro possa ser assinado e após o visto do Tribunal de Contas. Justificou em parte os atrasos na revisão do PDM com as sucessivas alterações à legislação da reserva Ecológica nacional (REN). Deu conta que o Tribunal de Contas já tinha visado o contrato da obra do Ministério da Saúde relativa à construção da unidade de saúde familiar dos Foros de Salvaterra, para a qual os Serviços daquele Ministério já haviam conseguido a aprovação de verbas comunitárias. Todos aguardamos e desejamos que aquelas obras arranquem rapidamente.
O vereador Helder Esménio (PS) iniciou as suas intervenções destacando o trabalho da Associação do Carnaval dos Amigos de Marinhais que organiza a edição do Carnaval de Marinhais deste ano, saudou os agrupamentos de escolas de Marinhais e de Salvaterra de Magos e a Escola Profissional pelas iniciativas de Carnaval, juntou a este elogio os eventos de algumas das Comissões de Festas e também o desfile carnavalesco em Salvaterra de Magos previsto pelas Marchas Populares “Coração do Ribatejo”. Deu, por fim, os parabéns ao Glória Moto Clube pela qualidade, participação e número de pessoas que deslocou ao Granho, para ver a prova de motocross que organizaram.


Aquele vereador socialista fez uma outra intervenção – que oportunamente publicaremos – em que criticou a política governamental no domínio das finanças locais e na transferência de competências das autarquias para as entidades intermunicipais que o Governo quer implementar, de algum modo criando lugares de responsabilidade política não eleitos directamente e tornando cada vez mais difícil o trabalho das Câmaras Municipais nomeadamente no apoio às famílias mais necessitadas.
O vereador socialista João Manuel Simões chamou a atenção do executivo camarário para a necessidade de cuidar melhor a Estrada do Furo em Marinhais, pois é uma via que funciona como alternativa a um troço da EN 367, designadamente nestes dias de Carnaval e também no dia de mercado que se aproxima.


[A Srª Presidente da Câmara afirmou que a falta de pessoal com as limitações impostas pelo Governo na sua contratação, e com o número crescente de aposentados, torna difícil fazer mais e melhor].

No período da Ordem do Dia os vereadores aprovaram um apoio de 200 €/mês para assegurar as danças de salão, disciplina que se enquadra nos conteúdos ministrados pela Universidade Sénior. Os vereadores tomaram conhecimento da decisão da Srª Presidente de conceder tolerância de ponto na 3ª f de Carnaval aos funcionários da autarquia. Foram ainda aprovadas, entre outros, algumas isenções de taxas de licença especial de ruído, de ocupação de via pública, de recinto provisório e/ou improvisado relativas a iniciativas das nossas associações e comissões de festas.

6 comentários:

  1. A estrada do Furo, mais do que remendagem, necessitava de um pavimento novo. Com a quantidade de veículos que circulam na mesma diariamente, principalmente nas "horas de ponta", o estado da via representa um perigo para quem a utiliza. Para além disso, o estado das bermas ainda cria mais perigos a quem ali passa. Esperemos que se possa rectificar esta situação (quem faz a viagem Glória-Salvaterra é o pior troço).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia de anónimos ou leitores com pseudónimos criticarem os comentários de outros que usam o seu próprio nome, parece-me menos correcto e extravasa de algum modo o "espírito" do comentário ao post, pois fica-se no comentário ao comentário.
      Ainda que não seja fácil moderar todas as situações vou continuar a aplicar o meu critério, sabendo que por vezes errarei. Não posso permitir que quem dá o nome e se expõe seja de algum modo inibido pelo comentário de outros que se usassem o nome próprio não o fariam provavelmente com o mesmo tom e a mesma adjectivação.

      Eliminar
    2. Sr. Eng. não concordo consigo pelo facto de não existir provocação nem critica ao comentário,desde que sejam divergências educadas, torna o debate saudável por isso só existiu divergência de opiniões, quanto aos anónimos e pseudónimos é o que mais acontece neste blog, quem nos diz que o João Madelino é nome próprio, poderá ser um pseudónimo, ou então mude as regras do jogo.

      Eliminar
    3. Aquilo a que chama "divergências educadas" é subjectivo, ainda mais quando se "qualifica ou adjectiva" a opinião de quem opina. Repito o que disse antes, o meu critério é falível, mas não vejo como fazer de modo diferente... por isso...

      Eliminar
  2. Não sei se os Senhores vereadores têm passado na Estrada da Barragem de Magos? O seu pavimento encontra-se num estado lastimoso, como a grande maioria das estrada do concelho.
    Aliás não é só o pavimento que está num estado lastimoso, também toda zona envolvente à Barragem, está nas mesmas condições.
    Este deveria ser um local de interesse do nosso concelho, mas pelo visto é apenas mais um local como tantos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos passado com alguma frequência nessa via que há já alguns anos está votada "ao abandono", sofrendo apenas pequenos trabalhos de remendagem. Já chamámos a atenção para a necessidade de fazer a repavimentação daquela estrada pois ela tem muito movimento. Acreditamos que a maioria, com o aproximar das eleições, vai finalmente efectuar esse "tapete" betuminoso.

      Eliminar