sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

UMA GESTÃO CAMARÁRIA ALGO DESATENTA


Aproximando-se o final do actual mandato importa fazer um breve relato de quais as intervenções no terreno que a maioria BE anunciou ir fazer em Plano e Orçamento da Câmara e que deixou cair sem as ter concretizado. A “desatenção” da maioria pode ser vista sob dois prismas:
  1. Por desatenção incluiu no Plano e Orçamento da Câmara todas as obras que seguidamente se indicam, mas que afinal não queria ou não podia (ainda) fazer;
  2. Por desatenção excluiu todas essas obras do Plano e Orçamento da Câmara sem que as tivesse feito.
Vamos lá exemplificar:
  • Recuperação do edifício pombalino na Praça da República em Salvaterra de Magos.
  • Aquisição de quadros interactivos para as escolas do 1º ciclo de Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Muge e Granho, as freguesias que não beneficiarão de Centro Escolar.
  • A construção do Centro Escolar dos Foros de Salvaterra e a construção de um jardim-de-infância e a requalificação da escola EB1 do Granho.
  • Os arranjos urbanísticos (lancilagens, passeios e estacionamentos) da EN 114-3 na Várzea Fresca, do Bairro da Chésal (junto à zona comercial) e da Av. José Luís Seabra, estes últimos na sede do concelho.
  • Valorização ambiental da albufeira de Magos e o caminho pedonal ao longo da Vala Real;
  • Pavimentação da R. Moita do Sebastião (Salvaterra de Magos), a ligação da Est. das Janeiras de Baixo até à Est. da Barragem (Glória do Ribatejo) que dá acesso ao nó da A13 e, ainda, o alargamento da EM 581 que liga Muge ao Granho e à Glória do Ribatejo.
  • A adaptação de terreno a um Ecocentro Municipal (depósito e encaminhamento de resíduos/lixos) a localizar entre Marinhais e Glória do Ribatejo, a biblioteca de Marinhais e o Centro de Estudos do Mesolítico de Muge.
  • A aquisição de um terreno nos Foros de Salvaterra para Área Empresarial e a infraestruturação da nova Área Industrial em Muge.
  • A Temporada das Artes, a Equimagos e a Semana da Juventude, também já não se farão.
  • E, finalmente, construção de pavilhões desportivos nos Foros de Salvaterra e até no Granho e as energias alternativas para edifícios e equipamentos públicos, também não passaram do papel.
Quem não se lembra da(s) placa(s) colocada(s) pela Câmara Municipal na véspera das eleições de 2009 anunciando nos Foros de Salvaterra “o nascimento” do seu Centro Escolar?!
Quem não se lembra também da(s) placa(s) colocada(s) junto à EN 118, em Muge, publicitando o surgimento de uma área industrial?! Pura ilusão.
Foi pena para o desenvolvimento do nosso concelho e para a qualidade de vida da nossa gente que essas atitudes não tenham passado de um "favor" feito à candidatura autárquica do Bloco e - quatro anos depois - constatamos que não passaram de palavras vãs.

2 comentários:

  1. Conclusão: fazer de conta, a final parece que conta!

    ResponderEliminar
  2. Caro Eng. você acha que os plebeus da corte, e outros com o mesmo teor se importam com isso. Você está muito aquém, eles querem é a SANTA.

    ResponderEliminar