domingo, 17 de março de 2013

DEFINIR ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA LEZÍRIA


Todos os estudos que possam ajudar na definição de uma estratégia de desenvolvimento do nosso concelho são de vital importância, pois as verbas não abundam e é urgente articular as necessidades da população com os meios de financiamento.
A notícia que seguidamente se reproduz é um bom exemplo disso, do sucesso deste trabalho poderão depender, em grande medida, as futuras candidaturas dos Municípios aos fundos comunitários.


A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, que agrupa os município do sul do distrito, celebrou um protocolo de colaboração com 19 entidades com o objectivo de se elaborar um programa integrado de desenvolvimento para o período 2014-2020, denominado “Lezíria 2020”. A ideia é traçar um programa territorial que promova o desenvolvimento integrado daquela região, com 11 municípios, do ponto de vista económico, social e ambiental, para ser enquadrado com o próximo período de programação de fundos comunitários 2014-2020.
As entidades que vão colaborar com a CILT são as mais diversas, desde associações empresariais, de agricultores, de desenvolvimento local, ensino superior, escolas, centros de saúde, segurança social, IEFP, sindicatos, entre outros.
Os objectivos do programa passam pela aposta na competitividade das PME e na criação de novos postos de trabalho; incrementar a competitividade do sector agrícola; apostar na inovação e desenvolvimento; promover planos integrados de formação e qualificação para a empregabilidade e apostar nas tecnologias de informação e comunicação.
A Lezíria do Tejo (Golegã, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Santarém, Rio Maior, Cartaxo, Coruche, Benavente e Salvaterra de Magos e Azambuja) é um território com 4.267 quilómetros quadros, em que vivem 247.833 habitantes, segundo os dados dos Censos 2011. 

Sem comentários:

Enviar um comentário