segunda-feira, 15 de abril de 2013

APOIAR O ASSOCIATIVISMO LOCAL E ÀS PESSOAS. UMA IDEIA COM FUTURO.


É importante que um novo projecto autárquico venha a estabelecer para o movimento associativo local o enquadramento que as colectividades, as instituições e os seus dirigentes precisam e merecem.
Com essa perspectiva deixamos já algumas linhas sobre o modo como tencionamos tratar esta temática, que reputamos da máxima relevância para a comunidade, pois há que definir o modo como se fará e potenciará a articulação entre a(s) autarquia(s) e a sociedade civil.


Para que no tratamento e na distribuição dos apoios municipais às associações e IPSS exista equidade e justiça começaremos por:

  • Elaborar um regulamento e definir critérios que ditarão o apoio ao movimento associativo;
  • Constituir um gabinete de apoio ao associativismo;
  • Preparar formulários de candidatura aos apoios municipais.
A Câmara Municipal terá de ter programas de apoio para a área do social, da cultura lazer e juventude e também para a área do desporto, contemplando a massificação desportiva e o alto rendimento.


Em função do trabalho que vier a ser produzido pelo Gabinete de Apoio ao Associativismo, auscultando previamente todos os interessados, aqueles programas de apoio poderão abranger:
  1. O desenvolvimento associativo - manutenção, divulgação e o desenvolvimento de actividades, promover ou apoiar a formação de dirigentes, cedência de transportes, de equipamentos e de espaços municipais;
  2. As infraestruturas e os equipamentos - apoiar na elaboração de projectos e na manutenção, remodelação ou melhoramento de instalações associativas e na aquisição de viaturas, material informático, desportivo ou outro;
  3. As realizações pontuais - apoiar logisticamente e/ou financeiramente a realização de eventos, actividades, debates, fóruns, acções de formação, entre outros.
Passo a passo - e em conjunto - haveremos de construir o futuro, melhorando o presente!...

7 comentários:

  1. Bem hajam, ate que em fim que existe alguém com ideias luminosas que terão todo o apoio das associações do nosso concelho e assim deixará de existir compadrios e amizades como existia ate aqui.
    Assim com este plano justo todos terão o seu direito a algo que ate hoje era desigual, e só
    se lembravam das associações menos ou nunca apoiadas durante o seu mandato antes das eleições eleitorais.
    Como dirigente associativo expresso aqui publicamente o meu parecer em apoiar causas nobres como esta.

    saudações piscatórias

    custodio gomes

    presidente da direção do CAP

    ResponderEliminar
  2. Só queria saber onde anda a Sr.Veriadora da cultura
    porque nem ela nem a Sr.Presidente se vê na maior parte dos inventos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em bom rigor, nem sequer temos a Cultura como competência de qualquer dos Vereadores e da Presidente de Câmara, o que não diz tudo, mas quase... :(

      Fonte:
      http://www.cm-salvaterrademagos.pt/autarquia/executivo-municipal

      Eliminar
  3. BEM HAJAM..........
    O Associativismo que promove e divulga o nosso concelho neste momento está ao abandono..
    Onde para a Sra vereadora da Cultura? Onde para a Sra Presidente da Câmara? Pois certamente só estão durante a semana ao serviço , ou, nem isso.
    É muito triste e para um dirigente de uma associação em qualquer evento que faça não possa contar com o municipio, enquanto que no concelho de Coruche e Benavente é precisamente o contrário, em qualquer evento que haja lá estão os Presidentes das câmaras ou se fazendo representar pelos seus vereadores.
    Coruche é incansável neste pelouro da Cultura, em 3 eventos que assisti num espaço muito curto, lá estava a Sra Vereadora da Cultura Dra Célia, lá estava e Sr Presidente Dionisio Mendes, apesar de não ser o concelho onde vivo permitam-me deixar aqui um voto de parabens para o concelho de coruche.
    Vamos ter esperança que estes incentivos que ai venham o nosso municipio não os deixe fujir ........

    ResponderEliminar
  4. Sem regras claras e simples de apoios e subsidios. Tudo passa sempre por boas vontades e simpatias. para não dizer e usar outros termos menos simpáticos como "beija a mão" por exemplo. Que é o tem havido cá no concelho, "dinheiro só para os amigos do BE"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Divirjo de si só na última frase... quanto ao mais nada a contrapor.

      Eliminar
  5. Não divirja muito sr.engº. " dinheiro só para os amigos do BE", são poucas as excepções à regra.
    Com o conhecimento de causa de quem faz parte dos " outros"

    ResponderEliminar