sábado, 27 de abril de 2013

CHERNOBYL, O DESASTRE FOI HÁ 27 ANOS


A notícia que seguidamente publicamos é uma forma de lembrarmos os que padeceram (e padecem) em resultado do desastre de Chernobyl, mas é também um alerta aos perigos que resultam da utilização de energia nuclear. A solução tem de passar cada vez mais pelo recurso a energia ambientalmente limpa.


 Portugal, um país mediterrâneo e costeiro, deve procurar tirar partido do vento, do sol, das ondas do mar e de todas as formas de obtenção de energia que sejam seguras e sustentáveis.


Na noite de 26 de Abril de 1986, a Europa ficou em estado de alerta – e choque – com o maior desastre nuclear da história, que produziu uma nuvem de radioactividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e o Reino Unido, libertando 400 vezes mais a contaminação da bomba de Hiroshima.
O desastre de Chernobyl levou à evacuação de 200 mil pessoas, que agora voltam, lentamente, para os territórios onde nasceram e viveram. Este regresso às origens está a ser acompanhado, nos últimos cinco anos, pelo fotógrafo ucraniano Arthur Bondar, que está a imortalizar a vida de quem voltou a viver perto da zona de exclusão, convivendo diariamente com a radioactividade.

O trabalho de Bondar está agora disponível no seu site http://www.arthurbondar.com/  – e hoje, dia em que passam 27 anos sobre o acidente do reactor 4, recordamos aqui a tragédia, como forma de relembrar que o nuclear não é a solução.

Sem comentários:

Enviar um comentário