quarta-feira, 3 de abril de 2013

O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE SALVA VIDAS... MIGUEL ESTEVES CARDOSO DI-LO MELHOR QUE NÓS!...


É do (re)conhecimento de todos a importância que o Serviço Nacional de Saúde - concebido pelo então ministro socialista António Arnaut - tem tido nas nossas vidas. Os dois quadros seguintes são elucidativos dessa evolução positiva. 

Esperança de vida à nascença
 Óbitos infantis

É para se continuar a garantir que estes bons resultados não se perdem, que nunca são demais os esforços que cada um de nós possa fazer para ajudar, pelo menos, a manter as condições de prestação de cuidados de saúde às populações. Os autarcas, embora sem responsabilidades directas nesta matéria, devem empenhar-se, procurando soluções que possam minimizar a falta de médicos e a crise que assola o País. 

Extensão de saúde da Glória do Ribatejo

E é com esse pensamento que alguns dos nossos autarcas estão no exercício das suas funções e esse esforço tem tido alguns resultados. Desta feita é o alargamento do período de trabalho do 2º médico colocado na extensão de saúde da Glória do Ribatejo, pois inicialmente ali se deslocava apenas à 3ª e 4ª feira e conseguiu-se, junto do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, que ele continue a servir as populações da Glória do Ribtejo, Granho e Muge também à 5ª e 6ª feira.
É sabido que os contratos trimestrais com este médico não são de modo algum garantia de continuidade, pois o vínculo é precário, mas pelo menos conseguiu-se voltar a ter dois médicos naquela extensão de saúde, sendo este último transportado de Salvaterra de Magos para a Glória do Ribatejo a expensas desta Junta de Freguesia. Com esta última solução, negociada pela Comissão de Utentes da Saúde do nosso concelho, ficou mais longe o possível e temido encerramento desta extensão de saúde, como já sucedeu em Muge e no Granho, por falta de médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário