sexta-feira, 19 de abril de 2013

OLARIAS EM MUGE


O artesanato é, muitas vezes, uma das formas de preservar e de dar a conhecer uma faceta da identidade de um povo, de uma terra. Muge, beneficiando da existência de barro em terrenos da casa Cadaval - que sempre o cedeu gratuitamente – foi sempre uma vila com olarias em actividade.
A gradual substituição dos utensílios de barro pelos plásticos e pelo vidro vão afastando as gerações mais novas e deixa sozinhos os mestres, a maior parte deles sem qualquer aprendiz. Acreditamos que a actividade não se extinguirá nunca, mas ficará apenas a ser exercida para abastecer alguns “nichos” de mercado.
A dinamização cultural e turística do concelho será um factor importante para ajudar a salvaguardar algum deste “património”, pode não ser é o bastante!...

1 comentário:

  1. Para poder salvar do desaparecimento estes grandes saberes que resultam em pequenos negócios à que ter um politica cultural forte no concelho. E a cima de tudo tornar rentavel o negócio. Como?!! Muito do sucesso deste tipo de negócio passa pelo Turismo. e a Venda de souvenirs!! Faltam é os turista cá no concelho.

    ResponderEliminar