sexta-feira, 26 de abril de 2013

OS FOROS DE SALVATERRA E A SUA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA


No final da passada semana realizou-se uma sessão da Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra, onde os eleitos socialistas, pela voz de Cláudia Mesquita, assumiram no período antes da ordem do dia a intervenção que se publica de seguida.


Já a propósito das Contas da freguesia do ano passado, que foram aprovadas, estes eleitos socialistas lamentaram que tão pouco tenha sido feito em prol das populações, muito menos do que a própria maioria BE tinha dito ir fazer quando elaborou o Plano e o Orçamento desse ano. Disseram aqueles autarcas eleitos em listas PS:


"Nada temos a opor aos documentos de prestação de contas elaborados pelos Serviços da Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra pois eles certamente reflectem o que foi - e o que não foi - feito ao longo do ano, por isso vamos votar a favor dessas Contas.
Não podemos deixar de registar, contudo, que esse voto favorável não representa a aprovação do trabalho da Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra pois infelizmente ele tem sido muito pouco. A culpa é da Junta de Freguesia, naturalmente, mas também é da Câmara Municipal que não lhe atribui nem mais meios, nem mais competências.
Se olharmos para as Contas verificamos que o que estava orçamentado pela maioria do BE para a nossa Junta de Freguesia eram mais de 300 mil euros. Chegaram ao fim do ano e apenas fizeram metade do que tinham dito iam fazer.
Se repararmos nas rubricas orçamentais onde menos se fez percebemos porque a nossa terra continua a ficar para trás quando comparada com as outras freguesias.
Estava previsto 12.500 € para instalações desportivas e recreativas, não se investiu um único cêntimo. Para parques e jardins estavam reservados 30.000 €, apenas se fez investimento de 6 mil, ficaram 80% dos trabalhos por fazer. Mais grave ainda é que estavam reservados quase 35 mil euros para cuidar dos arruamentos, só se gastou 7%, ficaram 93% dos trabalhos por fazer.
É este o triste fado da nossa terra. Não temos tido, nos últimos anos, ninguém que olhe para ela, não temos ninguém que olhe por ela!..."

Sem comentários:

Enviar um comentário