quinta-feira, 18 de abril de 2013

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 17-04-2013


O Sr. vereador Manuel Neves esteve ausente por motivo de férias.

A vereadora Margarida Pombeiro (BE) referiu-se, entre outros, ao facto da Feira do Livro estar actualmente nos Foros de Salvaterra (pavilhão da Comissão de Festas). Disse que o cartão Magos Sénior que proporciona descontos em alguns estabelecimentos comerciais do concelho, tem actualmente mais de 600 aderentes. Terminou referindo que estava em elaboração o plano de animação sócio-educativo para o próximo ano lectivo.
O vereador Luís Gomes (BE) na sua primeira intervenção juntou-se ao grupo dos autarcas locais que apelam aos parlamentares europeus para voltarem a chumbar no Parlamento Europeu a intenção definida pelos Chefes de Estado de, pela primeira vez, reduzirem as verbas dos apoios comunitários, o que prejudicará os mais necessitados e também as autarquias. De seguida, replicando o que fora defendido por docente contactado pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), criticou o facto de não terem sido criadas Comissões Instaladoras das novas freguesias que resultaram da união de freguesias o que suscita dúvidas legais que podem ensombrar o próximo acto eleitoral. Terminou uma vez mais a abordagem a este tema criticando o PS e os autarcas socialistas. 
[Aquele vereador bloquista omitiu na sua intervenção o parecer da Unidade Técnica que referia inequivocamente que pela aplicação da lei perderíamos 3 freguesias e que a pronúncia da nossa Assembleia Municipal permitiu salvar mais uma. Esqueceu, também, que foi pela acção daqueles autarcas socialistas que puderam ser ouvidas as Assembleias de Freguesia de Marinhais, Glória do Ribatejo, Granho e Muge, tendo-se dessa forma evitado que, pelo automatismo da lei, o Granho acabasse unido a Muge, quando a sua população preferia - sendo-lhe retirada a freguesia pela maioria PSD/CDS no Parlamento - unir-se antes à Glória do Ribatejo. Escondeu, ainda, que foram os autarcas BE que fugiram a decidir, por votação secreta, se a sede da União das Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra devia ir (ou não) para os Foros de Salvaterra, o que fez com que a lei fixasse a sede desta União de Freguesias em Salvaterra de Magos, pelo menos até que uma nova Assembleia de Freguesia possa decidir de modo diferente. Por tudo isto parece-nos cada vez mais evidente que os autarcas BE dirigem estas críticas ao PS não por convicção ou mera incompetência, mas porque procuram ganhar posição nas disputas internas de sucessão à liderança, que se aproximam.]
A Srª Presidente da Câmara lembrou a programação da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia alusivas às comemorações do 25 de Abril Referiu-se aos simulacros de sismos feitos em Março nas escolas, informou da aprovação do plano intermunicipal (Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos) de protecção da floresta contra os fogos florestais, referiu-se às obras de saneamento e de tratamento da água que a empresa Águas do Ribatejo tem em curso, enfatizando as chamadas de atenção que a CM tem feito àquela empresa pelo estado de degradação em que ficam as estradas. Fez ainda, entre outros, uma breve referências aos trabalhos da Divisão Municipal de Obras.
Os vereadores socialistas iniciaram as suas intervenções, por ser a última sessão (ordinária) da Câmara Municipal antes do 25 de Abril, por evocarem o 25 de Abril de 1974 e o que todos ganhámos com esse movimento militar e a democratização do País. [Reproduziremos essa intervenção no próximo dia 25 de Abril]. O vereador Helder Esménio (PS) fez uma outra intervenção em que chamou a tenção para a questão da empresa Águas do Ribatejo vir a alargar a sua actividade para a recolha e o tratamento dos lixos domésticos.


O vereador João Manuel Simões (PS) destacou na sua intervenção o estado de algum abandono a que foi votado o arranjo urbanístico feito no Rossio em Muge. [A Srª Presidente da Câmara retorquiu que só finda a época das chuvas é possível voltar a cuidar daquele espaço].


O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) registou com agrado o facto da Câmara Municipal estar a interceder junto da empresa Águas do Ribatejo no sentido de assegurar a atempada e adequada regularização dos pavimentos das estradas.

No período da Ordem do Dia destacamos a aprovação (com a abstenção dos vereadores socialistas) de duas actas de reuniões de Câmara de Maio do ano passado. Foi unanimemente aprovado a atribuição de 500€ ao Clube Ornitológico de Salvaterra de Magos (COSM) para a aquisição de materiais de apoio à sua actividade. Foi ainda decidido conceder 30 bolsas de estudo (mais 6 que no ano passado) a alunos do ensino superior, de entre uma listagem com 48 candidatos admitidos.

4 comentários:

  1. Este relato está diferente dos habituais, então a motoniveladora, os remendos de alcatrão, as pequenas pinturas não se fizeram?
    Ah pois, está bem o "citador" destas tarefas está de férias... merecidas diga-se!!

    ResponderEliminar
  2. Realmente o Rossio de Muge já parece um parque safari!!! Já imagino o BBC Vida Selvagem... Aqui no meio desta selva, podemos encontrar exemplares de máquinas de motricidade que se escondem e misturam no meio do matagal. Estes exemplares gostam de se camuflar com as ervas daninhas...

    Ahahahahah

    Muito dinheiro mal gasto em Muge (ZIndustrial, Parque de lazer)...

    ResponderEliminar
  3. Aceito a opinião do anónimo de 18 Abril 22:20, mas discordo parcialmente:
    1º O senhor(a) acha que Muge não merecia uma obra como o Rossio de Muge? Com as centenas de pessoas que diáriamente entram no concelho de Salvaterra de Magos e saem por aquela zona, estava melhor como há uns anos atrás? Então os melhoramentos são só para as outras freguesias? Nós Mugenses merecemos um local onde possamos realizar uma caminhada, andar de bicicleta em segurança, as nossas crianças usufruam dum parque infantil, receber com dignidade todos os que nos visitam durante as festas de verão.
    Quanto à sua manutenção, no caso falta dela, plenamente de acordo.
    Essa da zona industrial só quem fez o negócio é que o deveria explicar e aí não tem graça nenhuma, foi de facto muito dinheiro e muito mal gasto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      quando digo que foi dinheiro mal gasto (no parque de lazer), não quis nunca dizer que não merecessem. Aliás quem me dera que houvesse dinheiro para fazer um em cada freguesia, porque todas as freguesias precisam e merecem, já que na minha humilde opinião não há munícipes de primeira e munícipes de segunda.
      Custa-me é passar por ali e ver o estado de abandono em que se encontra. Não tinham feito nada, e enterravam ali um saco de plástico com o respectivo dinheiro, que "era o mesmo".
      Hoje confirmei, pessoalmente, que alguns equipamentos daqueles estão quase a não poder ser utilizados (por causa do mato), e custa-me a perceber que numa zona com alguma arborização se construa um parque de merendas e um parque infantil sem qualquer sombra! Bastava mudar a localização das coisas!
      O tom de brincadeira do post anterior foi apenas resultado da boa disposição.

      Em relação à zona industrial, é de lamentar o que poderia ter sido feito com aquele dinheiro...

      Eliminar