domingo, 28 de abril de 2013

UM CRUZEIRO INVULGAR


Os pescadores avieiros têm fortes convicções religiosas. A religiosidade e a superstição das gentes do rio Tejo são tão naturais quanto óbvias. O perigo do “mar”, como eles insistem em chamar ao rio, e a incerteza de um regresso após cada “largada” tornam a vida vulnerável fazendo de cada pescador um devoto que procura na religião a proteção divina.
No que diz respeito à religião trazida, pelos ancestrais, da Praia da Vieira esta transformou-se, pois a coexistência com as populações autóctones veio favorecer mudanças estruturais nas suas práticas religiosas, mas mantém uma forte componente devocional.
O dia-a-dia perigoso dos pescadores avieiros é causador de uma necessidade interior que impele à invocação do divino, à assistência a procissões e romarias e a outras manifestações de fé. Para superar os desafios impostos e o medo, os pescadores avieiros fazem promessas que se materializam em capelas, imagens, pagelas, entre outras. Esta materialidade é testemunho de preces e tradições como a bênção das embarcações.
Neste ano de 2013, o projeto de Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional Imaterial e a Associação para a Promoção da Cultura Avieira, APCA, decidiram consagrar o 4º Congresso Nacional da Cultura Avieira, ao tema A religiosidade dos Avieiros, que integrará entre outras manifestações a bênção da bateira Nª Sr.ª dos Avieiros e do Tejo, a consagração e a coroação da imagem de Nª Sr.ª dos Avieiros e do Tejo e o 1º Cruzeiro Religioso dos Avieiros e do Tejo.
O 1º Cruzeiro Religioso dos Avieiros e do Tejo irá concretizar-se na forma de um cortejo religioso fluvial, em 8 etapas, realizado solenemente pelo rio Tejo, desde Constância até Trafaria, em que as embarcações tradicionais taganas transportam imagens de santos da devoção dos pescadores de cada comunidade representada, e será encabeçado pela bateira N.
Srª dos Avieiros e do Tejo que transportará a imagem de N. Srª dos Avieiros e do Tejo. Com esta apresentação, convidam-se todos os que queiram aderir a esta manifestação religiosa a inscrever-se no Cruzeiro. A data limite de inscrição é o dia 30 de Abril.


NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

O projeto de Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional Imaterial e a Associação para a Promoção da Cultura Avieira, APCA, vão dedicar o quarto Congresso Nacional da Cultura Avieira ao tema “A religiosidade dos Avieiros”.
A iniciativa integrará, entre outras manifestações, a bênção da bateira Nª Sr.ª dos Avieiros e do Tejo, a consagração e a coroação da imagem de Nª Sr.ª dos Avieiros e do Tejo e o 1º Cruzeiro Religioso dos Avieiros e do Tejo.
Este cruzeiro fluvial, dividido em 8 etapas, será realizado entre os dias 25 de maio e 1 de junho, pelo rio Tejo, desde Constância até à Trafaria, com as embarcações tradicionais taganas a transportarem imagens de santos da devoção dos pescadores de cada comunidade representada. O cortejo será encabeçado pela bateira N. Srª dos Avieiros e do Tejo que transportará a imagem de Nossa Senhora.
Os interessados podem fazer a sua inscrição através do email ipsavieiros@gmail.com até 30 de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário