domingo, 7 de abril de 2013

VEM AÌ O VERÃO… MAS COM MODERAÇÃO!...


Este ano o frio ar polar resolveu visitar-nos e com ele veio a chuva que dura e perdura! Mas o Verão está aí à porta e desta feita os investigadores afirmam que as temperaturas se manterão contidas, sem os “entusiasmos” de outras épocas balneares. Nos tempos que correm contenção parece ser a palavra-chave!...




Investigadores alemães concluíram que o aquecimento global contribuiu para um Inverno mais chuvoso e prolongado e que o Verão este ano não vai ser muito quente.
Filipe Duarte Santos, professor catedrático especialista em alterações climatéricas, disse, em entrevista ao Correio da Manhã, que o aquecimento global contribui para Invernos mais severos.
«No Ártico, existe uma grande quantidade de gelo a flutuar que, de ano para ano, está a perder extensão e espessura devido ao aquecimento global. Com menos gelo, há mais água a absorver radiação e a aquecer», explicou.
No entanto, o que está a surpreender os investigadores é o facto de o ar polar Ático estar a ficar mais quente e a alterar a circulação global da atmosfera, empurrando o ar polar frio para latitudes mais baixas.
«Nas nossas latitudes (o ar polar do ártico), provoca um acréscimo de precipitação, apesar de a tendência ser para maiores períodos de seca. Estamos com uma Primavera com muita chuva, mas para o ano já poderá ser de muito calor. O certo é que teremos fenómenos mais extremos», disse  Filipe Duarte Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário