domingo, 5 de maio de 2013

A IMPORTÂNCIA DUM CAFÉZINHO


Se este estudo tiver fundamento científico, como tudo parece indicar, há acrescidas razões para convidar uma amiga para tomar um cafézinho. Enquanto alimentamos a amizade, podemos ajudar a prevenir a reincidência do cancro da mama. Vamos a isso!...


Aproveite também, entretanto, para ajudar as Mosqueteiras de Salvaterra - que estão um pouco em todo o lado J, com múltiplas iniciativas – a angariar verbas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.


O consumo de café aliado à toma do medicamento Nolvadex pode ajudar a reduzir o risco de reincidência do cancro da mama, uma vez que a cafeína parece atuar de forma a reforçar o efeito da medicação, revela um estudo da Universidade de Lund, na Suécia.

Durante cinco anos, os investigadores acompanharam mais de 600 pacientes com cancro da mama, no sul da Suécia, das quais cerca de 300 estavam a utilizar Nolvadex, um medicamento muito utilizado na prevenção desta doença. 
A equipa de investigação verificou que os pacientes que tomavam este medicamento e que consumiam duas ou mais chávenas de café por dia, registaram uma taxa de reincidência da doença 50 por cento mais baixa do que os pacientes que bebiam uma chávena ou menos de café.
Embora ainda não consigam explicar o processo de interação entre o tratamento e o café, Maria Simonsson, uma das investigadoras, afirma, em comunicado, que uma das teorias possíveis é a de que "o café ativa o Nolvadex tornando-o mais eficiente”.
Os investigadores da Universidade de Lund já realizaram estudos anteriores que relacionam o consumo de café com a redução do risco de desenvolver determinados tipos de cancro da mama.
Esta não é a primeira vez que a cafeína é apontada como um benefício para o tratamento e prevenção de certos tipos de cancro. Cientistas da Escola de Medicina de Harvard descobriram que as mulheres que bebem três ou mais cafés por dia têm menos 20% de risco de desenvolver cancro da pele, comparadas com as que bebem menos café.

Sem comentários:

Enviar um comentário