quinta-feira, 23 de maio de 2013

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 22-05-2013


A Srª Presidente da Câmara esteve ausente da reunião por estar a subscrever os protocolos que vão permitir o financiamento comunitário (a 85%) - através do QREN - de algumas obras de repavimentação de estradas que finalmente beneficiarão o nosso concelho.

No período antes da Ordem do Dia a o Sr. vereador Manuel Neves (BE) informou, entre outros, que os serviços municipais tinham feito intervenções em estabelecimentos escolares do concelho, em jardins-de-infância e outros equipamentos públicos, que as equipas de remendagem de pavimentos realizam/realizaram trabalhos nas freguesias dos Foros de Salvaterra, de Glória do Ribatejo, de Marinhais e de Muge. Na Glória do Ribatejo, em parceria com a Junta de Freguesia local, conclui-se a rede pluvial na Travessa da Liberdade. Uma rectroescavadora e a motoniveladora limpam valas e reparam estradas em terra batida em Marinhais e na Glória do Ribatejo. No Granho fez-se uma intervenção no poli-desportivo e em Salvaterra de Magos cuida-se de alguns espaços no Bairro Pinhal da Vila, faz-se a recolha de sobrantes e reparam-se calçadas nos passeios. O vereador saudou o Clube Náutico de Salvaterra por ter 2 atletas na selecção júnior, a Escola de Ténis da Casa do Benfica de Salvaterra de Magos pela presença numa prova em Santarém destinada ao escalão sub-10 anos, o motociclista Sandro Peixe pelos resultados que tem vindo a alcançar ao longo desta época desportiva, referência que foi estendida aos triatletas Valdo e Márcio Neves. Deu ainda os parabéns à equipa de iniciados do Clube Desportivo Salvaterrense por se ter sagrado campeã distrital da 1ª divisão.
A vereadora Margarida Pombeiro (BE) informou que a Feira do Livro estava na Glória do Ribatejo e ali se manteria até ao próximo dia 25 de Maio. Saudou ainda as caminhadas feitas pelos agrupamentos de escolas de Marinhais e de Salvaterra a propósito do Mês do Coração.

O vereador Helder Esménio (PS), aquando da sua intervenção, associou-se a estas referências elogiosas, tendo adicionado mais algumas – Rancho Etnográfico da Várzea Fresca e Rancho Folclórico “As Janeiras” da Glória do Ribatejo, o “Desfile Histórico” levado a cabo pelo Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos e ainda a passagem do 20º aniversário da elevação a vila da Glória do Ribatejo.


Mas em relação ao Clube Desportivo Salvaterrense o vereador Helder Esménio para além do reconhecimento do mérito da equipa iniciada que venceu o campeonato distrital da 1ª divisão e ascendeu ao campeonato nacional de futebol, não quis deixar de criticar o facto de continuarem por entregar publicamente, por culpa da Câmara Municipal, as faixas de campeão ganhas pela mesma equipa quando no ano passado ainda militava na 2ª divisão distrital que também vencera. Um desleixo municipal que cada um julgará!... 


[O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) condenou também todo este atraso e associou-se aos parabéns aos triatletas Valdo e Márcio Neves, afirmando que os resultados por eles obtidos nada devem à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos,como os próprios reconheceram. Em resposta o vereador Manuel Neves (BE) disse que enquanto ele fosse vereador nenhuma ajuda os seus filhos teriam do Município, opção que foi aplaudida pelo vereador Helder Esménio. Jorge Burgal insistiu que Manuel Neves só é vereador desde Agosto de 2011 e que nunca antes aqueles triatletas, que levam o nome do concelho bem longe, foram apoiados].
Aquele vereador socialista fez ainda uma intervenção-resposta ao BE sobre o processo de redução do número de freguesias que publicaremos no início da próxima semana.
O vereador Luís Gomes (BE) fez três intervenções, uma sobre a manifestação internacional contra a austeridade que está aprazada para o próximo dia 1 de Junho, uma outra contra os cortes na educação, pois a redução de pessoal que se anuncia de assistentes técnicos e de professores prejudicam a escola pública. A última intervenção foi uma crítica ao facto de o Governo estar sem definir a oferta formativa que deve existir no próximo ano lectivo e um breve relato da actividade da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, designadamente, entre outros, a apresentação na FICOR (Feira Internacional da Cortiça em Coruche) de um espaço com “sabores do montado”, a celebração de um protocolo com a DECO, criando na EPSM um espaço/balcão “DECO jovem”e uma acção de sensibilização promovida pela GNR sobre a prevenção de incêndios.
O vereador João Manuel Simões (PS) fez uma intervenção onde pediu a atenção municipal para o reforço da segurança junto aos acessos à Ponte D. Amélia em Muge.


Este vereador socialista sublinhou a passagem do Dia Nacional do Autor, enfatizando a celebração do Dia Internacional da Biodiversidade, cujo texto publicamos de seguida.


O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) voltou a saudar a empresa Águas do Ribatejo pela evolução positiva nos trabalhos de conservação da rede viária que foi intervencionada por aquela empresa. Congratulou-se pelo facto de estarem a ser assinados os protocolos que permitem fazer a repavimentação de estradas, lamentando que em 2010, 2011 e 2012 nada se tivesse feito. [Lembramos que, tal como já dissemos neste espaço, havia dinheiro disponível na Câmara para investir, uma vez que as obras previstas em Plano e Orçamento da Câmara não eram feitas e as verbas transitavam de ano para ano, até chegarmos ao ano das eleições.]

No período da Ordem do Dia os vereadores tomaram conhecimento da 4ª alteração ao Orçamento Municipal, decidiram unanimemente conceder um apoio de 125€ à “Associação Portuguesa de Limitados de Voz” e aprovaram as isenções de taxas de recinto, ocupação de via pública, de ruído e de restauração relativas a eventos das Festas do Foral de Salvaterra de Magos (baile, largadas de toiros, passeio de cicloturismo),  e das Festas do Granho (noite jovem), do agrupamento de escolas de Salvaterra (Marcha do coração e exposição de trabalhos de alunos na via pública) e do Núcleo Motantíqua de Marinhais (Passeio de motas antigas). Dado que a empresa a quem fora adjudicada a empreitada de repavimentação da Estrada das Malhadinhas nos Foros de Salvaterra entregou tardiamente a caução que era necessária a obra foi adjudicada à empresa que se classificou em 2º lugar, sendo “irrelevante” o acréscimo de preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário